Crédito consignado do Fundo de Garantia poderá atender mais de 10 MILHÕES de famílias; confira os requisitos | Brazil News Informa

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) funciona como uma espécie de poupança destinada aos trabalhadores contratados pelo regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Todos os meses, o empregador deve depositar 8% do salário do colaborador no fundo. Embora os recursos pertençam ao funcionário, ele não pode sacar quando quiser.
A Caixa Econômica Federal determina as possibilidades de saque do Fundo de Garantia. Quando o trabalhador é demitido sem justa causa, por exemplo, é possível ter acesso aos valores integrais do FGTS. Outra possibilidade de saque, é o saque-aniversário, uma vez por ano.
Poucas pessoas sabem, mas também há como solicitar um empréstimo em cima dos valores do Fundo de Garantia. Continue lendo esta matéria para saber como usar o FGTS para pedir um consignado.
confira-os-requisitos
Antes de mais nada é importante deixar claro que o consignado do Fundo de Garantia foi criado em 2022. Contudo, a aprovação de um projeto como este costuma demorar, em virtude dos trâmites e burocracia. Portanto, a expectativa é de que o serviço seja liberado aos trabalhadores somente no ano que vem. Ainda não se sabe uma data específica, mas estima-se que será em breve. Nesse meio tempo, os bancos podem preparar seus sistemas.
Assim, a ideia do Governo Federal é que os valores do Fundo de Garantia sejam utilizados como uma espécie de consignado. O trabalhador poderá usar os recursos do FGTS para amortizar dívidas de um financiamento imobiliário. No final do pagamento, poderá diminuir o valor da dívida, de acordo com a proposta. Inicialmente, a ideia era que o novo sistema fosse utilizado apenas na faixa 1 do Casa Verde Amarela, cuja fonte de renda não ultrapasse R$ 2,4 mil por mês.
Atualmente já existe uma possibilidade parecida. Os trabalhadores podem usar o Fundo de Garantia para amortizar parcelas de um financiamento imobiliário. O número máximo de parcela é 6, de acordo com as novas regras estabelecidas pelo Conselho Curador do FGTS. Assim, é possível pagar ou amortizar as prestações atrasadas de um financiamento habitacional. Não existe um limite de renda para a dinâmica atual.
Veja quem poderá ser beneficiado com o consignado do FGTS
Um levantamento feito pelo Data Zap, Pnad e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 10,9 milhões de brasileiros poderão ser beneficiados com o consignado do Fundo de Garantia, caso seja aprovado em 2023.
Dessa forma, só existem dois pré-requisitos para ter acesso a modalidade de crédito:
- Estar trabalhando como CLT, com o empregador fazendo depósitos regulares na conta do Fundo de Garantia;
- Ter como faixa de renda até R$ 2,4 mil mensais.
Na prática, será possível financiar imóveis de valores maiores, uma vez que o banco irá contar os depósitos do FGTS como faixa de renda. É importante deixar claro que o trabalhador não será obrigado a optar pela modalidade.
Fonte: Pronatec
0 Comentários