Publicidade

INSS: NOVO golpe da “Secretária Nacional” assusta beneficiários; veja como EVITAR | Brazil News Informa

INSS: NOVO golpe da “Secretária Nacional” assusta beneficiários; veja como EVITAR | Brazil News Informa


Um novo golpe na praça está tirando o sono de parte dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo as informações oficiais, uma mulher está entrando em contato com segurados idosos se identificando como uma “Secretária Nacional  de Finanças”, para pedir por uma série de documentações das vítimas.


Normalmente, a suposta secretária entra em contato com as pessoas afirmando que o seu órgão tem ligação com o INSS, e que “cuida dos interesses dos aposentados”. Relatos de usuários que atenderam a ligação dão conta de que a golpista não indica nenhum site para que o cidadão possa fazer alguma espécie de comprovação do que ela está falando.

O golpe segue quando ela diz que o segurado conta um empréstimo consignado registrado em seu benefício mensal. A secretária afirma que o aposentado estaria sendo vítima de cobranças exorbitantes de juros. Assim, se oferece para usar a Lei dos Superendividados para dizer que poderá devolver todo o dinheiro cobrado para as pessoas. As vítimas preferenciais são idosas.

Procurado, o Ministério do Trabalho e da Previdência nega que exista qualquer tipo de “Secretária Nacional de Finanças”. Tal cargo é fictício e foi inventado pelos criminosos para enganar as pessoas. A pasta revela ainda que esta não é a primeira vez que quadrilhas atuam desta forma. Em outras ocasiões, eles também inventaram outros cargos.

No ano passado, por exemplo, a pasta confirma que recebeu relatos de tentativas de golpes de quadrilhas que se passavam por integrantes do Governo Federal. Os criminosos entravam em contato com as pessoas e afirmavam que elas precisavam enviar os dados para conseguir receber supostos valores atrasados do INSS.

O INSS se manifestou sobre mais esta tentativa de golpe. A autarquia ratificou que não entra em contato com nenhum segurado desta forma. Além disso, a instituição pede para que os usuários se mantenham atentos a outras formas de fraude.

“A Previdência reforça aos cidadãos que não solicita dados pessoais dos seus segurados por e-mail ou telefone e também não realiza nenhuma forma de cobrança para prestar o atendimento nem realizar seus serviços”, disse o Ministério.


“A principal recomendação da instituição para os segurados é que não utilizem intermediários para entrar em contato com a Previdência e, em hipótese alguma, depositem qualquer quantia para ter direito a algum benefício previdenciário”, completou.

Já fui vítima de um golpe

Conforme informações do INSS, uma pessoa que já foi vitima de um golpe precisa informar o caso para as autoridades competentes. O relato é importante para que a polícia consiga mais pistas sobre os criminosos.

Quando a fraude representa diretamente um golpe contra o segurado, a orientação é registrar um Boletim de Ocorrência  na Polícia Civil e um registro na Ouvidoria da Previdência Social. O número é o 135.

Para evitar cair em golpes, a dica central é não enviar seus dados, caso não tenha certeza de que se trata de um canal oficial do INSS. Além disso, também é importante desconfiar das vantagens incomuns e de postagens que exigem um grau de imediatismo do cidadão.


Postar um comentário

0 Comentários