Publicidade

Exagerou na bebida? Veja o que causa a ressaca e o que realmente ajuda a melhorar | Brazil News Informa

Exagerou na bebida? Veja o que causa a ressaca e o que realmente ajuda a melhorar | Brazil News Informa


Para algumas pessoas, uma comemoração só é completa quando é acompanhada de uma bebida alcoólica. Em períodos como o fim de ano, com festas de Natal e Réveillon, os excessos costumam acontecer e a consequência é conhecida: a ressaca.

Essa reação do corpo ocorre por conta da desidratação provocada pelo excesso de álcool na corrente sanguínea e do trabalho do fígado e de enzimas para eliminar as toxinas presentes nas bebidas e deixar o sangue novinho em folha.

Essa desidratação causa sintomas como dor de cabeça, boca seca, fadiga e fraqueza. Já a irritação gástrica provocada pelo álcool contribui para náuseas e desconforto abdominal.

Algumas ressacas são piores do que outras por alguns fatores. Isso porque algumas pessoas produzem ou ativam menos as enzimas responsáveis por metabolizar o álcool, o que intensifica os seus efeitos e aumenta o mal-estar.

Além disso, bebidas diferentes provocam ressacas diferentes. Além da quantidade ingerida, a presença de substâncias produzidas naturalmente durante a fermentação e o envelhecimento provocam reações diferentes.

Bebidas como vinho tinto, uísque e conhaque costumam causar mais ressaca. Já a cerveja, segundo especialistas, tem um efeito considerado intermediário. Por fim, vodca e gim, por serem bebidas mais “puras”, causam menos ressaca.

O tempo que o corpo leva para se recuperar do álcool depende de fatores como quantidade e tipo de bebida, genética e função hepática, hidratação e alimentação antes e depois da ingestão e qualidade do sono.

A ressaca deixa de ser normal e passa a preocupar quando houver: vômitos persistentes ou com sangue, confusão mental ou desorientação, dor de cabeça extrema, palpitações, dor abdominal intensa, diarreia com sangue, sudorese intensa ou tremores. Nesses casos, a pessoa deve procurar atendimento médico.

Como lidar com a ressaca
Alguns hábitos podem ajudar a lidar com a ressaca. Beber água ao acordar melhora sintomas como dor de cabeça e boca seca, mas não acelera a metabolização do álcool. Para isso, água de coco, isotônicos ou soro caseiro ajudam mais que água pura, por repor eletrólitos, minerais perdidos na urina e no suor.

Além disso, consumir alimentos leves e nutritivos no dia seguinte —frutas ricas em água, vegetais amargos, caldos e proteínas magras — facilitam a recuperação.

Comer antes do consumo da bebida alcoólica também ajuda, porque quando o estômago está vazio o corpo acelera a absorção do álcool. Por outro lado, alimentos com proteínas e gorduras fazem com que esse processo seja retardado e mantem a glicemia mais estável.

Fonte: BNews 

Postar um comentário

0 Comentários