Publicidade

Ciclone extratropical e frente fria: semana começa com chuvas pelo país e tempestades com granizo no Sul; veja previsão | Brazil News Informa

Ciclone extratropical e frente fria: semana começa com chuvas pelo país e tempestades com granizo no Sul; veja previsão | Brazil News Informa

A semana começa com chuvas em boa parte do país, especialmente na região Sul, onde há um risco alto de tempestades devido à formação de um ciclone extratropical e à chegada de uma frente fria.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem um alerta laranja (nível máximo) vigente até as 10h desta segunda-feira de chuvas fortes que engloba os estados de Paraná, Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul, incluindo onde fica a capital, Porto Alegre.

O alerta também cobre o estado do Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo. São esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h, ou entre 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos, de 60 a 100 km/h. Pode haver ainda queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.


O Inmet orienta, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Além disso, que, se possível, aparelhos elétricos e quadro geral de energia sejam desligados. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Segundo o Climatempo, durante o fim de semana houve um processo de formação de uma frente fria e de um ciclone extratropical que gerou nuvens carregadas sobre a região Sul do Brasil, com chuvas que devem continuar nesta segunda-feira.

“A chuva vai ficar concentrada sobre o Paraná, que ainda pode ter fortes pancadas e rajadas de vento fortes, entre 60 km/h e 80 km/h, na maior parte do estado no decorrer desta segunda-feira”, diz.

Além disso, nesta segunda, a frente fria começa a avançar para o Sudeste e o Centro-Oeste, enquanto o ciclone extratropical segue pelo oceano.

Já há, inclusive, um alerta amarelo vigente do Inmet para chuvas intensas até as 10h desta segunda-feira que engloba as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte.

São esperadas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h, com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O Inmet também orienta, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Além disso, que se evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Fonte: O Globo

Postar um comentário

0 Comentários