Como saber se o ovo está estragado? Veja dicas | Brazil News Informa
O ovo é um alimento versátil. Dentro da cozinha, o que não faltam são opções de preparo, sendo cozido, omelete, frito ou mexido. Fora que, normalmente, ele está presente em diversas receitas tanto doces quanto salgadas. Além disso, o ovo é rico em nutrientes, vitaminas e até minerais que são benéficos para o corpo humano.
Grandes produtoras de ovos como a Fazenda da Toca e a Raiar são as maiores do Brasil e as duas defendem a necessidade de colocar a data de fabricação impressa na casca. Luis Barbieri, sócio da Raiar, explicou que o ovo é um alimento fresco, que deve ser consumido em até 30 dias.
O frescor do ovo é tão importante que os especialistas na cozinha, compartilham uma anedota entre si: “Se você não quer sentir cheiro de ovo na comida, não use ovo”.
Por esse motivo, é tão importante você identificar o cheiro dele, porque o item tem um cheiro próprio e quando estragado o odor será ainda mais forte e desagradável. Mas, se você faz parte do grupo que não sabe identificar se ele está novo ou velho, o Paladar te ajuda.
Como saber se o ovo está estragado?
Especialistas ouvidos pelo Estadão ensinaram três truques para descobrir se o ovo está arruinado ou não. Em um primeiro momento você pode realizar um teste na água. Essa avaliação consiste em checar se o ovo vai afundar ou flutuar, caso afunde é novo, se flutuar é velho.
Outra dica é quebrar o ovo, depois observar se a gema se mantém no centro, sem se misturar com a clara. Se ela continuar centralizada o ovo está fresco, caso contrário sua produção é antiga.
Por fim, você pode quebrar os ovos, um a um em um recipiente, para evitar de quebrar direto na receita e aí precisar voltar a estaca zero. Dessa forma, evita a contaminação com o ovo vencido.
Posso comer ovo cru?
A especialista explicou que é melhor evitar ovos crus e malcozidos, mesmo se a casca estiver inteira. “É importante lembrar que o aquecimento correto elimina as bactérias patogênicas que porventura tenham contaminado o produto, como a Salmonella”, explicou a pesquisadora Emília Maria Lima, doutora em Ciência dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP).
Ovo frito com falsa clara
Confira também três receitas com ovo, para você testar na cozinha. Até porque nada é mais gostoso do que começar o dia comendo um ovo com bacon. Por isso, aprenda essa releitura do clássico ao lado de uma dica diferente do chef Rafael Costa e Silva. Veja matéria completa neste link.
Ovos al purgatório
Essa outra alternativa é bem popular também, o nome assusta, mas ela é bem fácil e rápida de fazer. O nome deste prato faz alusão às almas presas no purgatório, simbolizadas pelo envolvimento nas chamas. O contraste entre o branco dos ovos e o vermelho do molho evoca essa imagem.
Fonte: Estadão
0 Comentários