Publicidade

Está espirrando? Será que é gripe ou resfriado? Entenda diferença | Brazil News Informa

 Está espirrando? Será que é gripe ou resfriado? Entenda diferença | Brazil News Informa

É só o inverno se aproximar que os termômetros começam a despencar, e as pessoas a espirrar. Por isso, é muito importante reforçar a vacinação contra influenza, o vírus da gripe. Mas ficar com o nariz escorrendo não é sinônimo de gripe.

A coriza pode ser sinal de um resfriado, que também é uma doença respiratória e, frequentemente, é confundida com a gripe. O quadro é causado, entretanto, por vírus diferentes. Os mais comuns, segundo o Ministério da Saúde, são os rinovírus, os vírus parainfluenza e o vírus sincicial respiratório, ou VSR, que geralmente acometem crianças.

Veja a diferença entre gripe e resfriado, de acordo com o Ministério da Saúde:

Quais os sintomas da gripe?

Começa, em geral, com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias.

Os problemas respiratórios, como tosse, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, e pode ser preciso recorrer à internação hospitalar.

Como se transmite a gripe?

O influenza pode ser transmitido de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, ao tossir ou ao falar. Também é passado por meio indireto. Suas mãos, por exemplo, que após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem carregar o vírus para a boca, o nariz e os olhos.

Por quanto tempo o vírus influenza pode permanecer em superfícies?

Sabemos que alguns vírus e bactérias vivem por duas a oito horas em superfícies, como o botão do elevador, o corrimão da escada ou a maçaneta da porta. Lavar as mãos com frequência ajuda a reduzir o risco de se contaminar a partir dessas superfícies.

Fonte: UOL


Postar um comentário

0 Comentários