Guardar banana na geladeira faz mal para a saúde? | Brazil News Informa

Abanana é uma fruta apreciada por muita gente e possui vários benefícios que contribuem para uma boa nutrição, além de ser versátil sendo aproveitada para fazer diversas receitas. Mas uma dúvida comum é: a banana deve ou não ser armazenada na geladeira? Entenda qual a forma mais recomendada.
A maioria das pessoas acredita que a geladeira é a chave para uma vida útil mais longa da fruta. Por outro lado, a ciência revela que essa prática pode comprometer a qualidade do fruto.
Segundo estudos comprovados, o armazenamento em temperatura ambiente é o ideal, principalmente para bananas verdes, isso porque o frio da geladeira retarda a produção de enzimas responsáveis pelo sabor açucarado característico das bananas maduras.
Optar por armazenar a banana em temperatura ambiente permite que elas amadureçam naturalmente, desenvolvendo seu sabor e textura característicos dessa forma, elas vão atingir o ponto perfeito de doçura gradualmente, além de ficarem mais macias do que aquelas deixadas na geladeira. Ou seja: não há certo ou errado no ato de guardar na geladeira, o que define é o modo como você deseja consumidor o fruto.
Máximo sabor e qualidade das bananas
Para garantir bananas perfeitas por mais tempo, o certo é não apenas deixar em temperatura ambiente, como também seguir outras dicas essenciais para o máximo de sabor e qualidade da fruta. São elas
Evite a luz excessiva: a luz artificial acelera o amadurecimento e pode deixar as bananas com manchas escuras.
Pendure-as: essa técnica simples evita que sejam comprometidas, por exemplo, ao ter contato com outros alimentos, e ajuda na circulação de ar, retardando o amadurecimento.
Separe as frutas: maçãs e tomates liberam etileno, um gás que acelera o amadurecimento das bananas. Por isso, deixe as bananas bem longe deles. Caso contrário, elas podem passar do ponto rapidamente demais, gerando desperdício.
Congelamento estratégico: as bananas maduras podem ser congeladas para smoothies, sorvetes e receitas deliciosas. Então, não as jogue fora. Se notar que estão um pouco além do ponto, congele-as e faça deliciosas receitas.
Fonte: Edital concursos Brasil
0 Comentários