Shopee, SHEIN e Aliexpress terão 100% das compras taxadas? | Brazil News Informa

As compras feitas em lojas varejistas como a Shein, Aliexpress e Shopee poderão receber um novo formato de taxação em breve, de acordo com o enfatizado pelo Ministério da Fazenda. Veja o que vai mudar!
O varejo consiste na venda de produtos ou serviços oferecidos em pequenas quantidades, o que se difere do que acontece na venda por atacado. Tal modalidade de venda é considerada direta devido ao fato de atender ao comprador final sem ajuda de terceiros. A modalidade de negócios já existe há um longo tempo e há cada vez mais novos empreendedores e clientes interessados nos produtos.
Além disso, também vem surgindo diversas inovações na área, além de ferramentas tecnológicas que fazem com que os processos possam ser otimizados e a experiência do cliente seja cada vez mais aprimorada. Diante disso, é necessário acompanhar os grandes nomes do mercado varejista para conseguir entender quais serão as tendências para os próximos anos.
Os consumidores brasileiros costumam comprar bastante em lojas varejistas internacionais, como é o caso da Shein, da Shopee e também do Aliexpress. Recentemente, foi anunciada uma possível taxação nas compras feitas nas lojas em questão. Portanto, confira a seguir como isso vai funcionar!
Lojas varejistas internacionais serão 100% taxadas?
A taxação de compras internacionais realizadas em plataformas online como é o caso da Shein, Shopee e Aliexpress, que no momento estão isentas de imposto de importação sofreram alterações recentes, de acordo com o que foi anunciado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, na última terça-feira (28).
A partir disso, a taxação em compras também deverá ocorrer em valores de até US$ 50. Até o momento, este era o limite de consumo internacional isento da incidência do imposto de importação. O Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que consiste em um tributo estadual, já está sendo aplicado nas remessas, de acordo com o afirmado pelo ministro. Dessa forma, o próximo passo será a implementação do Imposto de Importação.
No entanto, o ministro não forneceu maiores detalhes a respeito dos dados exatos em que a nova tributação entrará em vigor. O Ministério da Fazenda ainda ressalta que terá que ser feita a retomada da taxação em compras na Shein, Shopee e AliExpress, porém o nível do tributo ainda está em discussão.
Requisitos para a taxação das compras internacionais
As compras feitas na Shein e outros sites chineses passaram por mudanças recentes em relação a sua conformidade com as regulamentações fiscais. Dessa forma, desde o dia 30 de junho deste ano, a Receita Federal implementou um programa de conformidade que tem o intuito de agilizar o processo de importação e ainda reduzir os custos logísticos.
Devido a adesão voluntária ao programa, os sites chineses deverão fornecer de forma antecipada as informações necessárias para a Receita Federal, de forma a permitir uma análise de risco que seja mais eficiente para as remessas internacionais. Esse processo deverá resultar em entregas mais rápidas e ainda a redução de custos para os operadores logísticos.
Fonte: Pronatec
0 Comentários