Publicidade

Redação Enem 2023 é sobre invisibilidade do trabalho de cuidado da mulher| Brazil News Informa

 Redação Enem 2023 é sobre invisibilidade do trabalho de cuidado da mulher| Brazil News Informa

O tema da redação do Enem 2023, cuja primeira etapa acontece hoje (5), é "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".

O que aconteceu
O ministro da Educação, Camilo Santana, publicou nas redes sociais do Inep, órgão responsável pelo exame, qual foi o tema da redação deste ano. Além da redação, os candidatos também precisaram responder hoje a 90 questões de linguagens e ciências humanas. A prova foi encerrada às 19h (horário de Brasília). 

Mais de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram para edição do Enem 2023. O número de inscritos aumentou cerca de 15% em comparação com o ano passado.

A redação tem um peso importante no resultado final do exame. Os candidatos devem se atentar às regras para não zerar a nota.

Esse é o segundo ano seguido que o Enem usa o termo "desafios" na proposta de redação. Em 2022, o tema da redação foi: "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".

Para professores ouvidos pelo UOL, o tema é importante e atual. "Acabou seguindo a linha de Enems anteriores, de trazer um tema atual, porém que não foi foco da mídia, que não foi alvo de polêmicas ao longo do ano, mas que é extremamente relevante", analisou Daniela Toffoli, coordenadora de linguagens do Curso Anglo.

O tema também foi celebrado por aliadas do presidente Lula (PT), incluindo a primeira-dama Janja da Silva. Nas redes sociais, Janja, a presidente petista Gleisi Hoffmann e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. O tema é "um estímulo importante para a construção da política e do plano nacional de cuidados", disse a primeira-dama.

Professores comentam tema
É uma frase temática que deixa muito evidente qual é o problema, a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil e aí o aluno via ter que, com base na leitura dos textos motivadores, levantar causas e consequência desse problema e pensar em como é possível resolver.
Gabrielle Cavalin, coordenadora.

Não se valoriza devidamente o trabalho, a dedicação, a entrega dessas mulheres. Mulheres que cuidam das pessoas, da família, dos pais, do mundo. O tema deve ter proporcionado ao candidato prestar um reconhecimento ao trabalho tão importante das mulheres.
Maria Aparecida Custódio, professora do Laboratório de Redação do Objetivo

Trata-se de um tema que não é esperado, uma questão extremamente sensível e invisibilizada e por isso não é esperada. [...] Os números da Pnad mostram que a mulher se dedica muito mais as tarefas de casa, muito mais tempo de cuidado para pessoas (crianças ou idosos) do que tempo para estudo. Enquanto os homens cuidam menos das casas e tem mais tempo para si.

Fonte: UOL


Postar um comentário

0 Comentários