Vômito e diarreia: A proibição da ANVISA contra marca de peixe que pode estar na sua geladeira agora | Brazil News Informa
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgc-8q4T7eD4IfW3AH3c3QGqMviEBbm4sw6ohv77VHRXTLnNkc-wkLy79ujZfz3I_btVD1m612xHJ4J8xny07C0gsuAkrBNKD81Q23UREaowfRAsO3CM4z6VPk62Dx9k7_XwLL7kbXrCyEODcv9Nbhzm2mfuBxEjZ3UnQzNpU5G1_k6ekkc4fUDB1EnJQ-0/s320/Anvisa-proibe-venda-de-marca-de-peixe.webp)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), sem sombra de dúvidas, é um dos principais órgãos no que se refere a qualidade dos produtos.
A autarquia, vale lembrar, tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por meio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços.
Dessa forma, os consumidores podem respirar mais aliviados na hora das compras. E por falar nisso, a autarquia bateu o martelo e proibiu a comercialização, distribuição e o uso de uma famosa marca de peixe que pode estar na sua geladeira.
O item em questão se trata de um atum ralado fabricado pela marca Cellier, que acabou sendo barrado pela Anvisa e teve o recolhimento dos mercados determinado.
É importante frisar que, a medida diz respeito somente a um lote do produto fabricado no dia (08) de maio de 2023, com validade até (08) de maio de 2025, de acordo com informações do portal ‘Gov.br’.
Vale lembrar que a ocorrência se deu em Campinas, após o órgão receber um aviso do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS-SP) sobre um surto de intoxicação por histamina nos Centros de Educação Infantil (CEIs) da cidade.
Segundo a ANVISA, a contaminação do peixe com histamina acima do limite tolerado pela legislação foi confirmada por exame laboratorial.
O alimento contaminado com histamina pode causar dormência, formigamento e sensação de queimação na boca, erupções cutâneas no tronco superior, queda de pressão, dor de cabeça, coceira na pele, podendo evoluir para náusea, vômito e diarreia.
Qual o pronunciamento da marca arrancada pela ANVISA?
Por sua vez, a empresa de peixe barrada pelo órgão prestou um depoimento ao G1, da Globo, e destacou que a origem do entrave se deu de forma rápida.
“Tratou-se de uma falha pontual de operação que não mais ocorrerá, graças a inclusão de medidas corretivas em seu plano de APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle).”, disse a Cellier.
Fonte: Tv Foco
0 Comentários