Publicidade

Receita Federal inicia restituição do IRPF 2023 para contribuintes na malha fina | Brazil News Informa

Receita Federal inicia restituição do IRPF 2023 para contribuintes na malha fina | Brazil News Informa

Nesta terça-feira (24), a partir das 10h, têm início as consultas ao lote residual de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023, referentes ao ano-base 2022 e também aos anos anteriores. Os lotes são referentes aos contribuintes que caíram na malha fina, mas que já regularizaram as pendências. As consultas poderão ser feitas por meio da página da Receita na internet ou pelo aplicativo disponível para tablets e smartphones.

De acordo com a Receita Federal, 354.509 contribuintes receberão R$ 643 milhões no dia 31 de outubro. Desses, R$ 427 milhões são de contribuintes com prioridade no recebimento dos valores, ou seja, idosos, pessoas com deficiência, moléstia grave e aqueles cuja a principal fonte de renda seja o magistério. 

Entre os principais motivos que levaram esses contribuintes a caírem na malha fina estão deduções incorretas; divergência entre os valores declarados e os recebidos ou em relação ao chamado carnê-leão; omissão de rendimentos; entre outros.

A restituição será depositada na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX. Se, por algum motivo, o crédito não for feito, como no caso de conta informada desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil - BB.

Pouco mais de 1,3 milhão de contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda neste ano. O número equivale a 3,1% das 43.481.995 declarações do exercício de 2023.   Do total de declarações retidas, 954.814 têm imposto a restituir, representando 69,9% do total incluído na malha fina. Outras 386.102 (28,2%) têm imposto a pagar e 25.962 (1,9%) estão com saldo zero (nem a pagar, nem a restituir).

O último lote regular da restituição foi pago no dia 29 de setembro. Por isso que, a partir de agora, somente aqueles contribuintes que ajustaram a sua declaração estão recebendo a restituição. Para saber se sua declaração caiu na malha fina, é necessário acessar o extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física que está disponível no portal e-CAC da Receita Federal. 
Para ter acesso ao site, o contribuinte deve informar ou o certificado digital (se tiver um), ou o login no Portal Gov.br ou digitar número do CPF/CNPJ, o código de acesso e a senha. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes residuais.
Malha fina

O contribuinte pode cair na malha fina quando a declaração do IRPF é analisada pelos sistemas da Receita Federal. Nessa verificação são verificadas as informações enviadas em cruzamento com outras fontes. Se houver alguma divergência, será necessário corrigir ou acrescentar dados.

Fonte: FOLHAPE


Postar um comentário

0 Comentários