Em dúvida se uma notícia é FALSA? Siga estas dicas e aprenda a IDENTIFICAR! | Brazil News Informa
Muita gente sabe que o mundo da tecnologia é um caminho sem volta. Hoje em dia muita gente nem consegue mais viver sem ter acesso a alguns aplicativos e redes sociais que trazem informações e conteúdos 24 horas por dia.
O grande problema é que, com isso, muita gente mal intencionada também se aproveita para acabar interferindo na vida da população. Isso é feito através da divulgação de notícias falsas e informações descoladas da realidade. Esse tipo de mecanismo pode acabar afetando diretamente milhares de pessoas – que podem até mesmo ser alvos dessas fake news.
O que são fake news?
Antes de mais nada, é importante entender exatamente sobre o que estamos falando. Muita gente já ouviu falar sobre esse termo, mas não tem certeza sobre o que ele significa exatamente.
As fake news nada mais são do que as notícias falsas – em tradução literal do inglês. Ou seja, quando alguém está espalhando algo que não é verdade, essa pessoa está divulgando isso.
O perigo das notícias falsas ganhou maior atenção principalmente no mundo da política nos últimos anos.
Nos Estados Unidos, a eleição do ex-presidente Donald Trump chamou a atenção pela quantidade de notícias falsas divulgadas nas redes sociais.
No Brasil, não é diferente. A última eleição entre Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva também contou com divulgações de notícias falsas em abundância.
O grande perigo, porém, é principalmente com a população mais idosa ou com menos experiência nas redes. São essas as pessoas que realmente acreditam em algo e acabam espalhando as informações.
Dicas para identificar notícias falsas
Infelizmente hoje em dia a quantidade de informações falaciosas é tão grande que é necessário ter sempre um “pé atrás”.
Isto é, todas as pessoas devem saber as melhores maneiras para conseguir identificar notícias falsas rapidamente.
As principais dicas iniciais de especialistas são as seguintes:
- Nunca confie rapidamente em algo que você lê: sempre procure outros sites e portais que divulgaram a mesma informação;
- WhatsApp não é um “portal de notícias”: ou seja, tenha cuidado com tudo o que é compartilhado por lá;
- Algo que você leu cita uma fonte (por exemplo, “de acordo com o jornal X”)? Então procure essa mesma notícia no jornal citado;
- A “notícia” é uma imagem? Cuidado! Existem muitas fotos que também estão sendo modificadas ultimamente.
Como identificar uma notícia falsa
Por fim, vamos ao mais importante: qual é o melhor caminho para realmente verificar se uma notícia é verdadeira ou não?
A principal dica é: desconfie de portais “obscuros”. Ou seja, se você leu algo em um blog ou um suposto jornal de algum lugar muito pequeno, tenha cuidado.
Evidentemente, existem jornais de confiança em cidades do interior. Mas muitas pessoas mal intencionadas usam o nome de cidades para criar portais que fazem esse “trabalho sujo”.
Outra dica fundamental para identificar uma fake news é usar os portais de verificação de notícias. Existem hoje em dia muitos sites especializados em verificar as fontes das notícias e procurar o que é verdade ou não.
Alguns dos principais do país são:
Agência Lupa: https://lupa.uol.com.br/;
Uol Confere: https://noticias.uol.com.br/confere/;
Estadão Verifica: https://politica.estadao.com.br/blogs/estadao-verifica/;
Boatos.org: https://www.boatos.org/.
Fonte: Pronatec
0 Comentários