Trabalhadores são pegos de SURPRESA com as mudanças do FGTS: você precisa saber o que foi alterado | Brazil News Informa
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), ferramenta fundamental para trabalhadores com emprego formal, está prestes a passar por mudanças importantes. Pelo que se sabe até o momento, as alterações surgem com o propósito de promover a modernização e a simplificação dos seus benefícios. Mais detalhes você confere a seguir. Acompanhe!
FGTS mudará em breve: entenda
Trabalhadores brasileiros, em pouco tempo, estarão lidando com o FGTS Digital, uma iniciativa há meses em planejamento. Ao que tudo indica, a ferramenta chegará para tornar mais ágil e acessível o acesso aos recursos do fundo. A fase de testes para implantação do sistema terá início em 19 de agosto e, se tudo ocorrer bem, será concluída em 10 de novembro.
Essa mudança é relevante para mais de 43 milhões de pessoas, incluindo 4 milhões de empregadores, responsáveis por movimentar, anualmente, quase R$ 180 bilhões. A partir de janeiro de 2024, espera-se que o FGTS Digital seja oficialmente lançado, o que facilitaria o processo de recolhimento e pagamento do fundo.
A princípio, a nova tecnologia irá permitir que as informações dos beneficiários sejam compartilhadas de maneira automática por meio do e-Social, oferecendo a facilidade de recolhimento online. Ademais, a previsão é que o tempo gasto pelas empresas para o recolhimento do fundo passe de 34 para 25 horas mensais, graças à plataforma que abastecerá os dados.
Todavia, é importante ressaltar que as empresas terão acesso à nova tecnologia somente a partir de 16 de setembro, embora a integração com o e-Social ainda não esteja prevista para essa data. A Caixa Econômica Federal (CEF) vai continuar gerenciando os trabalhadores e realizando os depósitos diretos nas contas, garantindo a eficiência do processo.
Quais serviços estarão disponíveis pelo FGTS Digital?
Além de simplificar e desburocratizar as tarefas realizadas pelos empregadores, o FGTS Digital tem como intuito reforçar a transparência do recolhimento, bem como assegurar a efetivação dos direitos dos trabalhadores. Nesse sentido, a plataforma foi preparada para utilizar o banco de dados do eSocial.
Os débitos serão detalhados desde o início, utilizando o CPF como o principal elemento de identificação do trabalhador. Esta será a garantia dos funcionários de que o recolhimento mensal do FGTS será feito de maneira regular. Entre as facilidades da nova funcionalidade listadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, destacam-se:
- Possibilidade de gerar guias rápidas e personalizadas;
- Acesso a extratos detalhados de pagamentos efetuados;
- Separação individualizada dos registros de pagamento;
- Verificação de pendências financeiras;
- Quitação da multa indenizatória através das remunerações acumuladas ao longo de todo o período de trabalho.
Por fim, resta pontuar ainda que o resultado de estudos que apontam a otimização do tempo gasto no recolhimento do benefício em cerca de 36 horas mensais. Este será o tempo economizado pelas empresas conforme o uso da plataforma, melhorando o processo e elevando os ganhos de produtividade.
Fonte: Pronatec
Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa
0 Comentários