Publicidade

Brasileiros estão ATERRORIZADOS com o alerta do Banco Central: comunicado envolve o PIX | Brazil News Informa

Brasileiros estão ATERRORIZADOS com o alerta do Banco Central: comunicado envolve o PIX | Brazil News Informa

Um alerta urgente do Banco Central foi emitido envolvendo transações via PIX. As novidades geraram terror em centenas de brasileiros, e muita gente está na dúvida se o sistema de pagamentos instantâneos é realmente seguro.

Essa dúvida surgiu porque em um certo período, alguns usuários tiveram seus dados vazados devido a um erro no sistema ao realizarem transferências, dessa forma, algumas pessoas foram afetadas. Saiba porque isso aconteceu no decorrer da leitura.

Do que se trata o alerta do Banco Central?

O método de pagamento instantâneo mais utilizado atualmente desde o seu lançamento é o PIX. O sistema foi lançado em 2020 mas no período inicial das operações algumas pessoas foram prejudicadas.

Por isso, foi emitido um alerta do Banco Central para que os usuários tivessem cuidado com as transferências via PIX. No início do sistema ainda existia muita dúvida se o procedimento de fato era seguro.

E essa dúvida dos usuários tinha muito sentido, porque um grupo específico de pessoas tiveram seus dados vazados pelo sistema, situação que poderia ter prejudicado muita gente.

De acordo com o Banco Central (BC), 238 chaves Pix, dos clientes da Phi Serviços de Pagamentos S.A, passaram por isso, tiveram seus dados vazados por causa de falhas pontuais que ocorreram nos sistemas da instituição.

Mas a empresa informou que os mecanismos de segurança e de monitoramento do próprio PIX que foi criado pelo BC fez com que os danos aos clientes fossem leves.

Sendo assim, os transtornos foram minimizados em relação à quantidade de pessoas que foram atingidas com o vazamento. O BC reforçou que só foram expostos dados cadastrais, e que assim, não interferiram em nada na movimentação do dinheiro nas contas dos clientes.

Ou seja, informações sobre dinheiro, saldo, senhas e extratos não foram vazados. Pelo menos não houveram prejuízos tão grandes nesse sentido e ninguém foi lesado de forma grave.

O que a empresa declarou sobre o erro?

A Phi Pagamentos informou aos clientes que foram vítimas do erro de vazamento de dados, que eles já podem ficar despreocupados com o ocorrido. 

Os erros já foram resolvidos pelo próprio sistema do BC, então, o alerta do Banco Central e da PHI Pagamentos foi  reforçar que a comunicação sobre qualquer dúvida deveria ser feita através do aplicativo da empresa.

Isso foi informado porque alguns criminosos se aproveitaram da situação para aplicar golpes nos usuários. Alegando que os clientes deveriam enviar seus dados para resolver o problema. 

Portanto, o alerta reforça que qualquer ligação ou mensagem recebida nesse sentido deve ser desconsiderada, pois se trata de um golpe. Por isso, se você desconfiar de alguma mensagem não entre em contato com o suspeito e ignore a ligação ou mensagem.

Vale destacar que o Banco Central é o criador do PIX que foi lançado em novembro de 2020, que essa situação que aconteceu com alguns clientes foi no início das operações via PIX,  quando as transações ainda estavam em processo de adesão por parte dos usuários.

Fonte: Pronatec

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários