Publicidade

SAQUE CALAMIDADE vai ajudar mais de 120 mil famílias em 60 cidades! | Brazil News Informa

SAQUE CALAMIDADE vai ajudar mais de 120 mil famílias em 60 cidades! | Brazil News Informa

Você sabia que hoje em dia existem dezenas de municípios que ainda estão em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos? É justamente por isso que o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome está agilizando alguns processos importantes. 

Entre eles, está confirmado o pagamento do chamado saque calamidade. Entenda exatamente o que é esse pagamento e como vai funcionar essa ajuda para milhares de brasileiros e brasileiras. Fique por dentro para saber quem são essas pessoas que já vão contar com esses valores a partir desta semana.

Saque calamidade do Bolsa Família

Primeiramente, é importante lembrar que existem diferentes tipo de pagamentos voltados para famílias em situação de dificuldades. 

Vamos começar falando sobre o saque calamidade do Bolsa Família. Foi confirmado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social a adoção dessa medida especial. 

O funcionamento será simples: neste primeiro momento haverá um pagamento unificado do benefício. 

Isso quer dizer que todos os beneficiários das regiões afetadas já receberam os pagamentos ao mesmo tempo na primeira data do calendário do programa. Para quem não sabe, o Bolsa Família em julho começou a pagar na última terça-feira (18). 

Ou seja, todas as pessoas que receberiam somente em outro dia poderão contar com os valores antecipados por conta da emergência. 

Como vai funcionar o Bolsa Família calamidade?

De acordo com a definição do governo, são mais de 60 municípios recebendo esse pagamento desta forma apenas no Rio Grande do Sul. Em Alagoas são mais 32 e em Pernambuco outros 15. 

É importante lembrar que o saque unificado do Bolsa Família prevê esse débito em conta já no primeiro dia do calendário. Essa é uma forma de antecipação do pagamento que é escalonado de acordo com o NIS (Número de Identificação Social). 

Outro passo fundamental para ajudar essa população é a autorização para saque do benefício sem necessidade de cartão e sem usar documentos (se foram perdidos). Nesse caso é possível usar apenas a Declaração Especial de Pagamento emitida pela gestão municipal. 

Auxílio Emergencial para atingidos por desastres naturais

Por fim, é importante que as pessoas não confundam dois tipos de pagamentos diferentes. Ou seja, existe o saque calamidade do Bolsa Família, mas também existe o auxílio emergencial para afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul. 

Esse é um pagamento novo que recém foi aprovado pela Assembleia Legislativa do RS. Nesse caso, os valores são de R$ 2,5 mil e vão para quem foi afetado pelos ciclones em junho. 

Ainda não há confirmação se o benefício também será estendido para pessoas que foram afetadas em julho, principalmente na zona sul do estado. 

Os pagamentos neste caso acontecerão também com auxílio e uso do Cadastro Único. Ou seja, os interessados que foram afetados precisam ter as informações atualizadas no sistema do governo. Mais detalhes devem ser divulgados em breve. 

Fonte: Pronatec

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários