Publicidade

Pix passará por GRANDES mudanças; como isso vai afetar os clientes? | Brazil News Informa

Pix passará por GRANDES mudanças; como isso vai afetar os clientes? | Brazil News Informa

O pix é uma das ferramentas mais populares de pagamento no Brasil, atualmente. Tanto que, para se ter ideia, ele rivaliza diretamente com o cartão de crédito ou débito. Por esse motivo, o Banco Central (BC) está sempre trazendo mais novidades à modalidade de transação, de forma que os clientes passem a utilizá-la com mais frequência.

No ano que vem, o BC deve trazer novidades interessantes para o serviço de transferência. Se você ficou curioso para saber quais são elas, continue acompanhando a matéria a seguir e saiba mais!

Veja abaixo algumas mudanças relativas ao pix que devem chegar em breve.

Modalidade automática

Primeiramente, uma das mudanças mais importantes que devem chegar em breve é o pix automático, que vai competir diretamente com a modalidade de débito automático das contas. Basicamente, os clientes deverão escolher as contas que querem pagar mensalmente de forma automática, liberando pelo app de seus bancos.

Assim, não será necessário agendar o pagamento manualmente todos os meses, pois os descontos ocorrerão de forma automática quando chegar uma data específica. Aliás, é necessário que os fornecedores do serviço façam adesão à modalidade, que será gratuita para pessoas físicas, mas com taxas para empresas.

Caixa vai taxar pix para PJ

Ademais, desde 2019, o BC libera que os bancos cobrem taxas para que empresas e contas PJ recebam ou enviem pix. Dessa forma, bancos como Bradesco, Banco do Brasil, Santander e Itaú já cobram valores diferentes para seus clientes que são pessoas jurídicas.

A Caixa, entretanto, anunciou recentemente que não cobraria de início, como uma forma de dar tempo para que os clientes se adequassem à cobrança que está por vir. A saber, as taxas ainda ocorrerão através do banco, a partir do dia 19 de julho. Somente pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEIs) e beneficiários de programas sociais não terão que pagar nenhum tipo de tributo.

Fim do DOC

Por fim, se você costuma utilizar o Documento de Ordem de Crédito (DOC) para fazer transferências, saiba que a modalidade cairá em desuso em breve. Segundo informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a modalidade deixará de existir a partir de fevereiro do próximo ano, tanto para PF quanto para PJ.

A saber, o fim do DOC chegará justamente por causa do aumento da popularidade do pix, que contará com essas novas funções que farão com que ele fique ainda mais completo. Para se ter ideia, em 2022, o número de DOCs realizados por brasileiros foi de 59 milhões, enquanto os pix ficaram na casa de 24 bilhões.

Outro motivo pela descontinuação do DOC é que o método possui algumas restrições, não funcionando dependendo do dia e do horário que o usuário quiser utilizá-lo. Diferente do pix, que funciona em finais de semana, feriados, de madrugada e de noite. Um empecilho que também não agrada correntistas é que o DOC tem taxas, enquanto o pix é gratuito.

Fonte: Pronatec

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários