Publicidade

O futuro CHEGOU: Brasil será o primeiro a fabricar CARRO VOADOR antes do que você pode IMAGINAR | Brazil News Informa

O futuro CHEGOU: Brasil será o primeiro a fabricar CARRO VOADOR antes do que você pode IMAGINAR | Brazil News Informa
Carros voadores finalmente devem se tornar uma realidade. E o Brasil pode se tornar o primeiro país a fabricá-lo. A Embraer, inclusive, já definiu o local para a primeira fábrica de montagem da aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical: eVTOL. As produções devem começar até 2026. A seguir, saiba mais sobre.

Carro voador fabricado no Brasil? É o que prevê a Embraer

Frequentemente nos deparamos com filmes futuristas que trazem em suas cenas carros que voam. Isto, no entanto, vinha sendo apenas uma previsão do que a humanidade poderia alcançar. Até 2026, porém, esta poderá ser a nova realidade. Isso porque estes veículos inovadores serão fabricados, e no Brasil.

Inclusive, como mencionado, a Embraer, junto à sua subsidiária Eve Air Mobility, já definiu o local de montagem. A fabricante escolheu Taubaté (SP) como local para a primeira indústria de montagem da aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical eVTOL. Num primeiro momento, em 2024, a Eve fará uma investida de teste.

Ainda neste 2º semestre de 2023, entretanto, a empresa montará o primeiro protótipo do carro voador. Além do veículo, a subsidiária trabalha no desenvolvimento da rede de serviços, suporte e tecnologia para o tráfego aéreo. A escolha do local da fábrica se justifica pelo fácil acesso a rodovias.

Além disso, de acordo com o comunicado da Embraer, outra vantagem considerável é a localização próxima à sede da Embraer, em São José dos Campos, da equipe de engenharia e recursos humanos da Eve. Tudo isso facilitará o desenvolvimento e a sustentabilidade de novos processos de produção, aumentando a rapidez dos processos e a competitividade da empresa.

Sobre o veículo

A princípio, o ‘carro voador’ eVTOL tem alcance de 100 quilômetros e usa asas fixas, rotores e propulsores. Num primeiro momento, ele deverá ser utilizado como táxi aéreo. A principal diferença dele para um helicóptero é o uso de eletricidade ao invés de combustível de aviação, o que reduz o impacto ambiental.

Além disso, o veículo deve ser ainda mais acessível, com manutenção mais barata e preço mais baixo. De acordo com a fabricante, uma passagem nesse transporte deve custar o dobro do que uma corrida com carro de aplicativo no mesmo trajeto, variando de cidade para cidade. O projeto anunciado pelas empresas já conquistou 2,8 mil intenções de compra pelo mundo.

Benefícios dos carros voadores

São muitos os benefícios dos carros voadores. O primeiro deles, por exemplo, é que sua velocidade não é afetada pela infraestrutura terrestre ou pelos engarrafamentos.
No entanto, apesar do entusiasmo em torno dessa tecnologia, muitos são os desafios que ainda estão por vir. Um deles é o ruído gerado durante o funcionamento do veículo e seu trajeto, passando por etapas como a decolagem e a aterrissagem, o que pode ser uma preocupação para o uso em áreas urbanas movimentadas.

Por fim, a mobilidade aérea urbana pode não eliminar completamente os congestionamentos. Apesar disso, a novidade pode proporcionar alternativas eficientes para viagens em áreas densamente povoadas durante o horário de pico.

Fonte: Pronatec

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa


Postar um comentário

0 Comentários