Publicidade

Não paguei a conta do cartão de crédito, e agora? Saiba o que pode acontecer | Brazil News Informa

Não paguei a conta do cartão de crédito, e agora? Saiba o que pode acontecer | Brazil News Informa

Quando o orçamento do mês complica e não se tem dinheiro para dar conta de todas as despesas, por vezes o consumidor deixa de pagar o cartão de crédito. No entanto, muitas vezes as pessoas deixam de fazer o pagamento sem ter a real noção dos pontos negativos de pagar esta dívida. É importante não atrasar!

O atraso pode implicar em grandes consequências legais e também financeiras. Aqui, vamos mostrar quais são algumas delas para que você fique ciente de todos os problemas que pode ter no futuro. É verdade que as dívidas costumam caducar depois de cinco anos e isso faz com que o nome do devedor saia da lista dos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e o SPC. Mas isso não significa que você ficará completamente livre das suas obrigações financeiras.

Não paguei o cartão de crédito, o que pode acontecer com meu nome?

Se você tem uma dívida de cartão de crédito e não realizou o pagamento, a primeira consequência é com relação às multas e também ao acúmulo dos juros. É importante ressaltar que as empresas que são emissoras dos cartões normalmente vão aplicar taxas de juros que são consideradas elevadas.

Estas taxas são de cerca de 15% a mais diante do saldo devedor. E isso pode fazer com que a dívida aumente de forma bastante rápida. Outras questões a se levar em consideração são as demais taxas adicionais e encargos, além do bloqueio do próprio cartão, que ocorre logo após o segundo mês sem a realização do pagamento. Desta forma, será preciso que você pague o valor total para que seja liberado outra vez.

Para além dos problemas com juros e as cobranças adicionais, você também poderá ter problemas com o seu score de crédito, que costuma ser utilizado por bancos e demais instituições como forma de avaliar o risco para a concessão de créditos futuros. Por fim, o seu nome pode ficar sujo, estando presente nas listas do Serasa e do SPC.

Como fazer para evitar este problema? Existe uma solução prévia?

É fundamental que você tome decisões de forma bastante responsável como forma de encontrar soluções para realizar o pagamento da dívida. Para isso, temos algumas dicas do que você pode fazer nestas circunstâncias. Confira:
  • Você pode entrar em contato com a empresa emissora do cartão para negociar;
  • O app do cartão ainda pode fornecer formas de parcelamento e de negociações;
  • Planeje-se e avalie qual é a melhor opção para não ter mais prejuízos financeiros, recorra ao caderninho!
O importante é que você faça tudo de forma consciente para não acumular dívidas e também para não ter mais prejuízos. Mesmo que a sua dívida caduque, você deverá realizar o pagamento do débito.

Fonte: Pronatec

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários