Publicidade

Cobrança do IPVA vai mudar e isso preocupa brasileiros: entenda! | Brazil News Informa

Cobrança do IPVA vai mudar e isso preocupa brasileiros: entenda! | Brazil News Informa

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto que incide sobre os proprietários de veículos. A saber, o valor cobrado de forma estadual é utilizado para cobrir despesas referentes às estradas e rodovias brasileiras, tornando-as mais seguras para os motoristas.

Sendo assim, há muitos anos, o imposto incide apenas sobre veículos automotores terrestres, como carros, ônibus e motos. Entretanto, agora o IPVA vai mudar e os motoristas precisam estar atentos. Confira.

O que é o IPVA?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um valor cobrado anualmente, obrigatório para proprietários de veículos automotores. Este é um recurso estadual, usado para fins de distribuição de recursos para os municípios. A saber, é comum os estados usarem o valor para reforma de estradas e rodovias, tornando-as mais seguras para os brasileiros.

A cobrança do IPVA varia de acordo com o estado. Porém, possui sempre como base a Tabela Fipe, que disponibiliza nacionalmente o preço médio de veículos. Dessa forma, o que vai variar é a alíquota de cada estado que incide sobre o valor do veículo. Por exemplo, em São Paulo o IPVA dos carros de passeio possui alíquota de 4% sobre o valor total do veículo. Sendo assim, caso o veículo custe R$ 30 mil, o IPVA será de R$ 1.200,00.

Como o IPVA comumente é um valor mais alto, os estados podem oferecer o pagamento a vista ou parcelado. Ainda, alguns locais oferecem até mesmo um desconto para pagamento a vista da cota. É necessário estar atento ao imposto, pois a inadimplência pode gerar multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora. Além disso, após 60 dias é comum que haja multa de 20% do valor. Por fim, o motorista pode até mesmo ser inscrito na Dívida Ativa e no Cadin Estadual.

Cobrança de IPVA vai mudar? Confira

A reforma da previdência também irá afetar os proprietários de veículos. O deputado Aguinaldo Ribeiro, relator do projeto na Câmara, propôs o IPVA Ecológico, que irá beneficiar os veículos sustentáveis. Por exemplo, os carros elétricos. Sendo assim, esses automóveis pagariam um valor menor de imposto, sendo recompensados por auxiliarem o meio ambiente. Atualmente no Rio de Janeiro, um sistema semelhante já beneficia os carros híbridos e elétricos, que pagam 1,5% e 0,5%, respectivamente, de IPVA. Da mesma forma, automóveis mais poluentes pagariam um valor mais alto de imposto.

Ademais, é provável que o IPVA também comece a ser cobrado de veículos aquáticos e aéreos, como iates, jatinhos e lanchas. Permaneceriam isentos as aeronaves e outros veículos usados para a prestação de serviços, as embarcações de empresas que realizam o transporte aquaviário, aeronaves agrícolas, tratores e máquinas, embarcações de pesca e plataformas marítimas. De forma, são geralmente isentos quaisquer veículos usados para trabalho.

Fonte: Pronatec

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários