Publicidade

AUMENTO na aposentadoria é confirmado? Brasileiros estão FESTEJANDO! | Brazil News Informa

AUMENTO na aposentadoria é confirmado? Brasileiros estão FESTEJANDO! | Brazil News Informa

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pertence ao governo federal brasileiro e funciona como uma autarquia vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência, que é responsável por receber as contribuições para que seja possível manter o Regime Geral da Previdência Social em funcionamento. 

A Previdência Social, por sua vez, possui a responsabilidade de realizar os pagamentos dos benefícios que são oferecidos pelo INSS, como é o caso do salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-reclusão, auxílio-acidente e auxílio-doença, aposentadorias e também outros benefícios que fazem parte do núcleo das Atividades Exclusivas de Estado. 

Recentemente, foram anunciadas algumas mudanças para a aposentadoria que podem agradar bastante aos segurados. Confira a novidade a seguir!

Aposentados poderão receber aumento do INSS?

Nos últimos dias, a Gerência Executiva do INSS do Distrito Federal realizou um mutirão onde garantiu que as perícias médicas de 853 segurados que estavam esperando para que o processo fosse feito. Dessa forma, os aposentados por invalidez que residem no DF que haviam solicitado o acréscimo de 25% no benefício pago pela autarquia devem ficar atentos. 

Diversos pedidos desta lista estavam aguardando na fila do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) desde 2019. Devido a este fator, diversas perícias médicas já começaram a ser feitas nesta semana.

De acordo com o resultado deste processo, a autarquia vai poder fazer suas análises para que seja possível decidir se irá conceder ou não o aumento de 25% no valor dos benefícios que foram requeridos pelos segurados que se aposentaram por invalidez no Distrito Federal. 

Se o segurado desejar saber qual a data da sua perícia, é necessário acessar o aplicativo do Meu INSS, que está disponível para iOS e Android (bit.ly/43eAZEM), ou então ligar para o número de atendimento 135.

Caso o aposentado não possa comparecer na data estabelecida pelo INSS, é possível pedir para que a perícia seja remarcada para outro dia por meio dos canais da autarquia. 

Vale ressaltar ainda que também existem casos em que o aposentado está encamado ou internado e não pode comparecer à perícia médica da autarquia. Nesse caso, a perícia pode ser feita no domicílio ou no hospital.

No entanto, para que isso aconteça, é necessário que um representante do segurado compareça na data que foi agendada pela autarquia para que seja realizado o procedimento, sendo preciso apresentar a documentação que comprove a sua internação e ainda justificando o motivo pelo qual a perícia está sendo feita no domicílio ou hospital. 

Quem pode solicitar o acréscimo de 25% no benefício do INSS?

O aumento pode ser solicitado pelos segurados que recebem aposentadoria por incapacidade permanente e precisam de assistência de uma terceira pessoa para realizar as suas atividades. 

Sendo assim, o acréscimo no benefício pode ser solicitado nas seguintes situações:
  • Caso o segurado tenha perdido nove dedos das mãos;
  • Cegueira total;
  • Perda os membros inferiores;
  • Em caso de perda de uma das mãos ou dos dois pés;
  • Paralisia dos membros superiores ou inferiores;
  • Doença que exija que a pessoa permaneça em leito de forma contínua;
  • Caso ocorram mudanças das faculdades mentais com forte perturbação. 
Fonte: Pronatec

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários