Publicidade

Passo a passo COMPLETO para consultar a RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda; veja quando receber | Brazil News Informa

Passo a passo COMPLETO para consultar a RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda; veja quando receber | Brazil News Informa

Restituição do Imposto de Renda já foi recebida por uma boa parte dos contribuintes da Receita Federal! Os pagamentos continuam, e nos próximos meses, novos públicos devem garantir acesso ao dinheiro. Sendo assim, quem já entregou a declaração de Imposto de Renda em tempo hábil – o prazo de entrega, vale lembrar, chegou ao fim em 31 de maio – quer saber: como consultar a restituição do pagamento? E, ainda mais importante: quando cada grupo de contribuintes poderá receber?

A restituição do Imposto de Renda é um pagamento disponibilizado pela Receita Federal para os contribuintes que tiveram o imposto retido na fonte ou que, por algum motivo, pagaram a mais na declaração inicial. Todo ano, a Receita divulga um calendário específico para os pagamentos das restituições, que costumam começar logo após o prazo inicial de entrega das declarações. Nesse sentido, confira abaixo tudo que você precisa saber para receber a restituição do Imposto de Renda em 2023!

Como funciona a restituição do Imposto de Renda em 2023?

Neste ano, as restituições do Imposto de Renda de Pessoa Física serão divididas em 5 lotes diferentes. O primeiro, inclusive, já foi pago. Os pagamentos iniciais da restituição foram direcionados para os contribuintes que têm prioridade legal, e para os que optaram pela versão pré-preenchida da declaração e o saque via Pix.

Ainda na primeira rodada de pagamentos, o Imposto de Renda bateu recordes de restituições, disponibilizando assim a maior quantia da história da Receita Federal. Cerca de 4,1 milhões de brasileiros já garantiram acesso a R$ 7,5 bilhões em pagamentos.

É importante citar que os primeiros pagamentos da restituição do Imposto de Renda não englobam somente os brasileiros que entregaram a declaração de IR neste ano, mas também os contribuintes que caíram na malha fina e, entre 2022 e 2023, conseguiram regularizar a situação.

Sendo assim, os seguintes contribuintes já receberam os pagamentos da restituição do Imposto de Renda 2023:
  • Idosos acima de 80 anos: 246.013 pessoas;
  • Idosos entre 60 e 79 anos: 2.464.031 pessoas;
  • Cidadãos com deficiência física ou mental; ou portadores de doenças graves: 163.859 pessoas;
  • Contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério: 1.052.002 pessoas;
  • Indivíduos que não têm prioridade legal, mas que usaram a declaração pré-preenchida ou optaram pelo recebimento da restituição via Pix: 204.020 pessoas.

Como é realizado o pagamento?

O pagamento da restituição do Imposto de Renda é sempre realizado na conta bancária informada pelo contribuinte no momento da declaração. Em outras palavras, os brasileiros que declaram seus rendimentos podem escolher qualquer instituição bancária para o recebimento dos valores.

Atenção! Para quem opta pelo pagamento via Pix, o sistema da Receita Federal só aceita o cadastro de Chaves Pix vinculadas ao CPF dos contribuintes. Não é necessário, por exemplo, receber o depósito com Pix de telefone, e-mail ou numeração aleatória.

Se, por algum motivo, o sistema da Receita Federal não conseguir depositar a restituição na conta bancária escolhida pelos contribuintes, os valores são enviados para o Banco do Brasil. A partir daí, os brasileiros têm a possibilidade de reagendar a transferência de forma rápida e prática, no Portal do Banco do Brasil.

Para reagendar o pagamento da restituição, é só acessar o site www.bb.com.br/irpf, ou contactar a Central de Relacionamento do Banco do Brasil pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

Você já pode consultar a folha de pagamentos do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023! A consulta está disponível no portal oficial do órgão, o mesmo que é utilizado para a entrega da declaração.

Sendo assim, como fazer essa consulta? Mostramos abaixo o passo a passo completo que você deve seguir; confira:
  • Acesse www.gov.br/receitafederal;
  • Escolha a opção “Meu Imposto de Renda”;
  • Preencha todas as informações pedidas pela plataforma;
  • Em seguida, clique em “Consultar a Restituição”;
  • Pronto! Você poderá conferir todos os valores disponíveis no seu nome.

Já é possível consultar o 2º lote da restituição?

Infelizmente, a consulta à folha de pagamentos do 2º lote da restituição do IRPF 2023 ainda não está disponível. Os beneficiários que não receberam os depósitos na primeira rodada poderão consultar o 2º lote a partir do dia 23 de junho (a próxima sexta-feira), de acordo com o calendário divulgado pela Receita Federal.

Até esta data, a consulta é liberada, exclusivamente, para os brasileiros que têm direito aos pagamentos do primeiro lote (cuja lista de beneficiários você pode conferir acima).

Ao que tudo indica, o passo a passo para a consulta será o mesmo que citamos acima, funcionando para todas as rodadas de pagamento.

Calendário de restituição do Imposto de Renda 2023

Os representantes da Receita Federal já divulgaram o calendário completo de restituições do Imposto de Renda 2023, com todos os lotes de pagamento.

O cronograma engloba não somente as datas de pagamento, mas também o início das consultas. Ou seja: de acordo com estas informações oficiais, você poderá consultar quando os pagamentos serão disponibilizados, e a partir de quando será possível conferir a lista de contribuintes que vão receber as parcelas.

Desse modo, confira abaixo o calendário completo com todas as datas de consulta e pagamento da restituição do Imposto de Renda 2023:
  • 1º lote do Imposto de Renda 2023: Consulta foi liberada no dia 24 de maio, pagamento foi disponibilizado no dia 31 de maio.
  • 2º lote do Imposto de Renda 2023: Consulta será liberada no dia 23 de junho, pagamento será disponibilizado no dia 30 de junho.
  • 3º lote do Imposto de Renda 2023: Consulta será liberada no dia 24 de julho, pagamento será disponibilizado no dia 31 de julho.
  • 4º lote do Imposto de Renda 2023: Consulta será liberada no dia 24 de agosto, pagamento será disponibilizado no dia 31 de agosto.
  • 5º lote do Imposto de Renda 2023: Consulta será liberada no dia 22 de setembro, pagamento será disponibilizado no dia 29 de setembro.
Ainda tem dúvidas sobre a restituição do Imposto de Renda 2023? Deseja conferir a situação atualizada dos pagamentos e resolver outras pendências sobre a declaração? Solucione todas as questões em www.gov.br/receitafederal.


Fonte: Pronatec

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários