Publicidade

Neve no Brasil? ESTAS regiões terão temperaturas negativas e o fenômeno pode acontecer | Brazil News Informa

Neve no Brasil? ESTAS regiões terão temperaturas negativas e o fenômeno pode acontecer | Brazil News Informa

Milhares de brasileiros sonham em, um dia, poder ficar frente a frente com a neve. No entanto, muitos acreditam que, para isso, é preciso viajar para o exterior. Quem pensa assim está muito enganado. Isso porque em algumas regiões do Brasil é possível encontrar os “floquinhos” de gelo.

Inclusive, uma nova frente fria deverá chegar a região Sul no sábado (10), e poderá provocar mudanças intensas no tempo em diversas partes do País, incluindo uma forte onda de frio. Dessa forma, as consequências serão percebidas desde o Rio Grande do Sul até o sudoeste do Mato Grosso, a partir da próxima segunda-feira (12).

No geral, haverá pancadas de chuvas irregulares e sem grandes acumulados, com volumes que não devem ultrapassar os 40mm. No entanto, o maior destaque é para as baixas temperaturas que chegarão após esse sistema frontal. Com isso, uma onda de frio intensa promete derrubar consideravelmente as temperaturas a partir do fim de semana. A neve, portanto, pode ser um produto deste cenário. Confira!

Possibilidade de neve no Brasil

Isso mesmo, a nova frente fria que deverá chegar na região Sul no próximo sábado poderá provocar mudanças intensas no tempo, incluindo a possibilidade de neve.

A princípio, a queda mais expressiva deve acontecer na região Sul, com possibilidades de chuva fraca na madrugada e manhã de segunda-feira. Além disso, não está descartada a possibilidade de chuva congelada e neve na serra catarinense. Nesses locais, as previsões indicam temperaturas negativas, de até -3ºC.

Após a chuva se dissipar com a chegada de uma frente carregada de ar seco, o potencial para geadas em toda a região Sul aumenta. Desse modo,  os termômetros poderão registrar temperaturas abaixo dos 3ºC, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, conforme o frio for avançando durante a semana.

E as demais regiões do país?

A diminuição notada nos termômetros será registrada também em determinadas regiões do Sudeste brasileiro, incluindo a possibilidade de geadas pontuais em áreas serranas e no sul de Minas Gerais. Além disso, a geada pode atingir certas áreas do Centro-Oeste, como o Mato Grosso do Sul.

Já na próxima quinta-feira (15), o frio chegará à região Norte. Dessa forma, por lá, as temperaturas mínimas tem potencial para ficar abaixo dos 14ºC em Rondônia e no Acre. Esse frio, por sua vez, irá persistir até o dia 20 de junho, principalmente no Centro-Sul do país. Por fim, vale dizer que esta pode ser a onda de frio mais intensa e abrangente do ano, visto que a chegada do El Niño tende a suavizar as condições.

O que é El Niño?

Em síntese, o El Niño é um fenômeno natural que tem como principal característica o aquecimento incomum das águas do oceano Pacífico na sua porção equatorial. A saber, este fenômeno ocorre em intervalos irregulares de 5 a 7 anos e tem duração média que varia entre um ano a um ano e meio, com início nos últimos meses do ano.

Fonte: Pronatec

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários