Publicidade

Do choque à felicidade: Trabalhadores receberão pagamento extra por causa do lucro BILIONÁRIO do FGTS | Brazil News Informa

Do choque à felicidade: Trabalhadores receberão pagamento extra por causa do lucro BILIONÁRIO do FGTS | Brazil News Informa

O lucro bilionário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) gerou um grande choque em muitos trabalhadores. Afinal de contas, eles poderão contar com um dinheiro extra em seus fundos. Vale salientar que o fundo é um benefício exclusivo dos trabalhadores que atuam sob o regime de contratação da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Para ter acesso, é necessário estar empregado com carteira assinada. 

Outro ponto importante é que o lucro bilionário do FGTS, de fato, será depositado na conta do brasileiro. Contudo, ele só poderá movimentar nas hipóteses previstas pela Caixa Econômica Federal. A estatal é responsável por administrar o fundo. O Conselho Curador do Fundo de Garantia deve se reunir para decidir os últimos detalhes antes da liberação do lucro. Continue lendo esta matéria para saber mais sobre a redistribuição do lucro.

O que se sabe até agora sobre o lucro bilionário do FGTS

Antes de mais nada é importante explicar como funciona o lucro bilionário do FGTS. Todos os anos, os trabalhadores podem contar com o lucro do fundo. Afinal de contas, o dinheiro depositado rende todos os meses. Dessa forma, o Conselho Curador decide qual é o valor do lucro e como será feita a sua distribuição. Ano passado, por exemplo, os trabalhadores foram beneficiados com R$ 2,75 a cada R$ 100. 

Neste ano, ainda não existem informações de como o lucro bilionário do FGTS será. O que se sabe até o momento é que o Conselho Curador vai se reunir em breve. Dessa forma, assim que um valor for estipulado, os trabalhadores ficarão sabendo. Além do mais, será possível saber qual será o lucro total e como acontecerá a distribuição. Mesmo com o depósito do valor pela Caixa, o lucro só poderá ser resgatado nas situações previstas pela estatal, como o saque-aniversário, por exemplo. 

Afinal, quando posso resgatar meu Fundo de Garantia

O saque do lucro bilionário do FGTS ou de qualquer valor é feito em algumas situações. Os brasileiros podem solicitar o resgate quando são demitidos sem justa causa. Nesta hipótese, o trabalhador ainda recebe 40% do valor que existe no fundo. Vale salientar que quem deposita recursos na conta do trabalhador é o próprio empregador. O valor deve ser de 8% do salário do colaborador. 

Outra hipótese tem gerado polêmica em 2023. É o famoso saque-aniversário. Ao optar pela modalidade, o trabalhador deve abrir mão de resgatar o dinheiro em caso de demissão por, no mínimo, dois anos. Afinal, este é o tempo que ele deve ficar com o saque-aniversário. Todos os anos, no mês que nasceu, ele pode resgatar parte do valor do fundo. 

Neste ano, o novo ministro do trabalho criticou a modalidade. De acordo com ele, trata-se de uma armadilha para o trabalhador. Embora tenha anunciado que pretende acabar com o saque, ainda não informou qual medida será tomada. 

Fonte: Pronatec

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários