Viciado em café? Saiba quais são os BENEFÍCIOS e PERIGOS da bebida! | Brazil News Informa

O Brasil é reconhecido mundialmente por algumas iguarias que possuem qualidade extraordinária. E uma delas é uma das bebidas preferidas da nação e está presente no dia a dia de muita gente.
Contudo, cresceu muito o número de pessoas que se dizem verdadeiras viciadas em café. Mas será que isso faz bem? A bebida queridinha nas casas brasileiras traz benefícios ou perigos para a saúde? Confira todos os detalhes! Tire suas dúvidas e saiba se você está aproveitando as vantagens ou pode estar até complicando a sua rotina por conta da cafeína.
Café
Não! Antes de mais nada, é importante lembrar que estamos falando de uma bebida que é muito mais complexa do que parece.
Muitas pessoas acham que pode ser um problema beber o famoso cafezinho todos os dias. Mas o problema geralmente não é só na periodicidade, mas na quantidade.
Muitos estudos estão apontando hoje em dia os benefícios de um bom uso da bebida na rotina. Mas para isso é necessário que você entenda como é o seu consumo.
Por exemplo, existem muitas pessoas que usam a bebida apenas como uma forma de “energético natural”. Outras não conseguem consumir sem uma dose considerável de açúcar.
Nesses dois casos, é necessário ter cuidado! Isso porque o café possui um efeito que pode levar ao vício. Substâncias como os ácidos clorogênicos podem atuar no sistema nervoso central e modelar o estado de humor das pessoas.
Por isso, em excesso, o café pode fazer mal sim.
Quais os benefícios e perigos do café?
Consumindo de forma moderada e dentro do que é prescrito por uma nutricionista, a bebida famosa no lanchinho da tarde ou depois do almoço, pode ser benéfica sim.
Entre os benefícios do café estão:
- Efeito termogênico: ajuda no processo de quebra de gordura;
- Retardamento de fadiga;
- Capacidade de poupar o glicogênio muscular;
- Cafeína: logo, o aumento de energia.
É importante lembrar que os malefícios do café muitas vezes são justamente ligados ao que pode ser o “lado bom”.
Ou seja, os perigos do café são os seguintes:
- Cansaço e insônia: isso é possível para quem bebe café após às 17h, por exemplo;
- Ansiedade: para quem consome a bebida em um nível maior do que o indicado, esse pode virar um sintoma;
- Problemas no estômago: o consumo excessivo também pode aumentar a acidez e gerar outros problemas;
- Problemas no esôfago: nesse caso, a bebida muito quente e em excesso também pode gerar complicações.
Qual é a quantidade ideal de café por dia?
Por fim, é importante lembrar que cada pessoa deve ter uma dieta específica para a sua realidade. Isso quer dizer que alguém com 50kg não deve consumir o mesmo que alguém com 100kg.
Contudo, nutricionistas explicam que em média um consumo apropriado de café se dá com uma ingestão entre 300 e 400mg por dia.
Ou seja, aproximadamente 4 xícaras de café, no máximo. De uma única vez, o ideal é não ultrapassar nunca 2 xícaras (cerca de 200mg).
Fonte: Pronatec
Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa
0 Comentários