É permitido avançar SINAL VERMELHO à noite e de madrugada? O que diz a lei? | Brazil News Informa

No momento em que qualquer indivíduo decide tornar-se um condutor, ele deve, imediatamente, passar a informar-se o máximo possível em relação às leis de trânsito. Isso acontece porque é através dessas leis que os condutores, assim como pedestres, podem contar com maior segurança e menos risco de vida.
Por outro lado, apesar dessa necessidade de informação constante, existe algumas normas que ainda causam dúvidas nos condutores. Uma delas está voltada para o sinal vermelho, gerando enormes incertezas. Para melhor entender, a dúvida está voltada para o sinal vermelho durante o período da madrugada.
Assim sendo, vale sanar todas as dúvidas em relação ao sinal vermelho e descobrir, de uma vez por todas, quando é ou não permitido avançar nesse tipo de situação e como isso deve ser comprovado, evitando futuros problemas e demais penalidades.
Sinal vermelho de madrugada: posso avançar?
Assim como descrito anteriormente, é normal que grande parte das pessoas fique na dúvida em relação às leis de trânsito, ainda que elas existam há um bom tempo e sejam indispensáveis para a condução. Dentre essas dúvidas, tem-se, portanto, aquelas voltadas ao sinal vermelho.
Para melhor entender, todo e qualquer condutor sabe que os sinais de trânsito servem para informá-los quando é ou não seguro atravessar, assim sendo, eles significam:
- Verde – é seguro;
- Vermelho – é proibido, logo, o condutor deve parar;
- Amarelo – é preciso ter atenção antes de avançar.
Em contrapartida, normalmente, durante o turno da madrugada, é comum que o trânsito esteja menos movimentando. É exatamente por esse motivo que os condutores ficam na incerteza se, sob essa condição, é possível ou não avançar no sinal vermelho.
Antecipadamente, a resposta é não. Isto é, avançar no sinal em vermelho em qualquer horário continua sendo uma infração. Quando cometida, o condutor será penalizado por uma infração gravíssima, tendo que arcar com uma multa de R$ 293,47, além de 7 pontos na habilitação.
Entenda as exceções que inviabilizam as penalidades
Bem, conseguinte às informações dispostas, como proposto anteriormente, avançar no sinal vermelho nunca é permitido. Contudo, caso o condutor consiga comprovar que o avanço foi necessário por algum motivo emergencial, ele pode recorrer à multa.
Mais especificamente dizendo, em casos de urgência, como por exemplo, em emergências de saúde, quando há necessidade de avanço no sinal vermelho para garantir atendimento, o condutor pode recorrer à aplicação da multa. Para isso, ele precisará reunir provas que de que o avanço foi realmente necessário.
Além disso, outra possibilidade acontece em locais que aderem ao sinal amarelo piscante. Melhor dizendo, existem algumas cidades que optam pelos sinais na luz amarela piscante durante a madrugada. Nesse tipo de situação, o condutor deverá redobrar sua atenção antes de avançar, mas caso avance, não estará cometendo qualquer infração.
Por fim, é válido pontuar que nem todos os locais aderem ao sinal amarelo piscante. Além disso, o amarelo exige uma grande atenção do condutor. Por esse motivo, é indispensável ter enorme atenção no trânsito e evitar acidentes, como outras formas de invalidação à segurança.
Fonte: Pronatec
Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa
0 Comentários