Publicidade

Vídeo de animal dentro de onda em área de ataques viraliza, e biólogo alerta: 'é muito grande a probabilidade de ser um tubarão' | Brazil News Informa

Vídeo de animal dentro de onda em área de ataques viraliza, e biólogo alerta: 'é muito grande a probabilidade de ser um tubarão' | Brazil News Informa

Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra o risco para banhistas e guarda-vidas em Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O biólogo André Maia analisou imagens postadas após ataques de tubarão na área e apontou um animal no meio de uma onda, bem perto das pessoas.

“Pela movimentação na água, é muito grande a probabilidade de ser um tubarão. Não é uma pedra ou qualquer outra coisa. Se fosse outro peixe, teria que ser bem grande”, afirmou o professor, que trabalha com animais há 15 anos.

Na área em que o vídeo foi gravado, dois adolescentes foram mordidos por tubarão. Um garoto de 14 anos perdeu a perna, no domingo (5). Uma menina de 15 anos teve o braço amputado, na segunda (6).

Em entrevista ao g1, André contou que, diante da repercussão dos ataques, fez uma postagem de alerta e desabafo.

“Depois de ataques, um cidadão foi tomar banho de mar na mesma área. Ele foi irresponsável. Colocou em risco a vida dele e dos guarda-vidas que foram lá para retirá-lo”, disse.

Para André, é preciso retomar as pesquisas na costa pernambucana para monitorar os tubarões. “É possível colocar sensores nos animais e saber quando eles estão se aproximando da costa”, acrescentou.

Estado de saúde

Os dois jovens atacados por tubarão em Piedade estão internados na enfermaria do Hospital da Restauração (HR), no Recife. Nesta terça (7), a unidade de saúde divulgou um boletim médico e disse que eles estão em situação “estável”.

Causas

Nesta terça, a pesquisadora Mariana Azevedo, coordenadora do Núcleo de Pesquisa Fábio Hazin, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), afirmou que os ataques têm relação com uma série de fatores (veja vídeo acima).

Segundo a especialista, a topografia do litoral pernambucano, com canal profundo perto da costa e antes dos recifes de coral, facilita a passagem dos tubarões quando a maré sobe.

Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários