Publicidade

ALERTA para todos os brasileiros que possuem CNH: não dirija sem antes ler o comunicado | Brazil News Informa

ALERTA para todos os brasileiros que possuem CNH: não dirija sem antes ler o comunicado | Brazil News Informa

Tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é o grande sonho de boa parte dos cidadãos brasileiros. É possível comprovar isso com o fato de que, ao atingir a maior idade penal (18 anos), uma das primeiras coisas feita por muitos é justamente ir atrás do processo necessário para tirar a CNH.

No entanto, ao contrário do que muita gente pensa, a CNH não é o único documento obrigatório para conduzir um veículo. Isto é, os motoristas devem estar em constante atenção quanto à documentação necessária para que esteja plenamente em dia com a lei.

Dessa forma, existe um novo alerta emitido para os condutores em relação aos documentos obrigatórios que vão além da CNH. Assim, vale conferir quais são e preparar-se para não sofrer qualquer penalidade quanto às leis de trânsito.

Alerta

Antes de mais nada, vale ressaltar que, como é de conhecimento geral, o processo para tirar a CNH implica toda a preparação necessária para que um cidadão esteja apto à condução. Dessa forma, o indivíduo também tem acesso às leis de trânsito e as normas necessárias para conduzir um veículo em plena regularidade.

Em razão disso, é indispensável que todos os motoristas tenham pela consciência acerca de quais são os documentos obrigatórios para conduzir veículos. Melhor dizendo, ao contrário do que muita gente pensa, portar somente a CNH não é a única coisa a ser feito para evitar ser pego em uma blitz, como por exemplo.

De forma ainda mais clara, de acordo com as normas do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), e dos demais órgãos ligados ao trânsito, todo condutor brasileiro deve portar mediante à condução os seguintes documentos:
  • CNH;
  • IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) – pago;
  • DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres);
  • CRV (Certificado de Registro do veículo);
  • CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do veículo).
Veja também: Detran emite ALERTA para todos os brasileiros que possuem habilitação (CNH): confira!

Fui parado em uma blitz, e agora?

Antecipadamente, como já mencionado, todo condutor brasileiro deve estar em plena consciência acerca das suas resposanbilidades com as leis de trânsito, assim como seguir cada uma delas. Dentre essas responsabilidades, portanto, está justamente a necessidade de portar os documentos supracitados.

No caso do IPVA, como por exemplo, é necessário estar com o documento em dia. Isto é, os condutores que não realizarem o pagamento do IPVA podem contar com diversas penalidades, onde é possível até mesmo contar com a apreensão do veículo.

Além disso, o IPVA também implica outra documentação importante: o licenciamento do veículo. Assim, não portar qualquer um deles pode sujeitar o automóvel à apreensão, além das multas e demais penalidades que podem variar de acordo com a gravidade da situação.

Por fim, em caso de maiores dúvidas, é possível consultar diretamente o Detran responsável pelo estado em que o motorista tirou a sua CNH, evitando possíveis surpresas na hora de dirigir.

Fonte: Pronatec

Postar um comentário

0 Comentários