Publicidade

Novíssimo GOLPE envolvendo segurados do INSS tem feito muitas vítimas; veja como se proteger | Brazil News Informa

Novíssimo GOLPE envolvendo segurados do INSS tem feito muitas vítimas; veja como se proteger | Brazil News Informa

Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou uma nova resolução envolvendo os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Entretanto, o grupo tem sofrido com uma série de tentativas de golpes relacionados à decisão.

Quer saber mais sobre o crime e como ele está sendo realizado para se proteger? Então continue nos acompanhando logo abaixo para não perder nenhuma informação importante sobre o tópico!

Como dito anteriormente, o STFA liberou recentemente uma nova função ao INSS. Trata-se da Revisão da Vida Toda, recurso que, de acordo com o próprio instituto, tem sido usado para que haja a aplicação de golpes em segurados desavisados. Basicamente, a funcionalidade permite que esses grupos aumentem o valor de seus benefícios ao solicitar uma revisão das contribuições.

Mediante a isso, em nota o INSS informou aos segurados que nunca entra em contato através do telefone ou mesmo por aplicativos de mensagens para oferecer benefícios e ofertas: quando isso acontece, é bom que os segurados se atentem para o risco de estarem sofrendo tentativas de golpe.

Assim, tanto para informar aos segurados as resoluções quanto para aumentar sua segurança, o órgão divulgou algumas dicas que podem ser úteis neste momento:
  • Ao ser contatado, não ofereça nenhum dado pessoal;
  • Não envie fotos dos seus documentos;
  • Não compartilhe a senha de acesso ao aplicativo com ninguém;
  • Não faça transações financeiras a pedido dos criminosos, como transferências, pagamentos ou depósitos.
Ao suspeitar de uma tentativa de golpe, o INSS aconselha ao segurado que bloqueie a conta e realize um boletim de ocorrência imediatamente. Ademais, o órgão lembra que todos os seus recursos são gratuitos.

O que é a Revisão da Vida Toda?

Para entender melhor, a Revisão da Vida Toda permite que alguns aposentados utilizem todos os salários recebidos no decorrer de sua vida para recalcular o valor das aposentadorias, o que pode acabar aumentando o valor do repasse. Apesar disso, a ação só pode ser solicitada por aqueles que atuaram entre os anos de 1999 e 2019.

Dito isso, vale ressaltar que esse tipo de revisão não é, necessariamente, benéfico para todos os segurados. Por esse motivo, antes de entrar com a solicitação o contribuinte deve realizar um cálculo para saber se, de fato, seu benefício passará a ter aumentos ou se haverá, por exemplo, uma redução das parcelas, já que, se o procedimento for solicitado a partir de valores menores de contribuição, a aposentadoria pode abaixar.

Além disso, vale lembrar que a Revisão da Vida Toda é realizada exclusivamente (e de maneira gratuita) pelo INSS. Ou seja, caso tenha interesse na ação, o segurado deve entrar em contato direto coma a autarquia e não realizar a operação através de terceiros. Logo, é importante se atentar a todos esses detalhes antes de entrar com processo.

Fonte: Pronatec 



Postar um comentário

0 Comentários