Publicidade

Como ganhar auxílio-doença do INSS por incapacidade temporária? | Brazil News Informa

Como ganhar auxílio-doença do INSS por incapacidade temporária?  | Brazil News Informa

O INSS oferece diversos auxílios para seus contribuintes, e um deles é o chamado auxílio-doença. Ou melhor, após uma mudança nas regras, o programa passou a ter um novo nome: auxílio por incapacidade temporária.

Além do nome, outras coisas também mudaram. Por exemplo, agora é possível que alguns segurados peçam o benefício sem mesmo passar por perícia médica. Então, para saber mais sobre esse auxílio, confira a seguir.

Banco Inter convoca assembleia e apresenta informação surpreendente

Assim, para saber mais sobre o antigo auxílio-doença, é preciso entender melhor essas mudanças. A boa notícia é que as mudanças são boas para os segurados, já que diminuem o prazo de espera para concessão. Isso porque, como a fila para a perícia era bem longa, isso acabava atrasando o pagamento do auxílio.

O problema é que, como esse auxílio é pago para pessoas que são afastadas do trabalho, quanto mais tempo demorar para ser liberado, por mais tempo a pessoa ficará sem receber algum valor. Vale ressaltar que tem direito ao auxílio por incapacidade temporária qualquer trabalhador que contribua com o INSS e tenha problemas de saúde que o impeçam de trabalhar.

Mas, agora, a nova regra do governo, publicada no dia 25 de agosto e convertida em lei em 5 de setembro, afirma que a concessão do benefício pode acontecer mesmo sem perícia. Porém, a regra não vale para todo mundo, e sim para aqueles que solicitam o auxílio por incapacidade comum. Para o auxílio por incapacidade temporária acidentário, ou seja, que é solicitado por conta de doenças ocupacionais, a perícia segue necessária.

Por fim, é importante dizer que a análise de documentos sem perícia só acontece quando a fila estiver superior a 30 dias. Caso contrário, a perícia acontece. Na opção sem perícia, o trabalhador precisa apenas enviar documentos para análise, assim que a opção estiver disponível. Isso, segundo o INSS, certamente irá diminuir a fila de espera e o tempo necessário para receber o benefício.

Revisão da vida toda do INSS sairá em 2022?

Para pedir o auxílio por incapacidade temporária, basta acessar o portal Meu INSS, clicar em “Agendar Perícia”, escolher “Perícia Inicial” e, por fim, “Selecionar”. Depois, é só seguir o passo a passo necessário e pronto! Se tiver dúvidas, entre em contato com o INSS pelo telefone 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.


Postar um comentário

0 Comentários