Publicidade

Ventos malignos conhecido como “mazuku: o fenômeno que causa morte súbita perto de um lago africano | Brazil News Informa

Ventos malignos conhecido como “mazuku: o fenômeno que causa morte súbita perto de um lago africano | Brazil News Informa

Todos os anos, comunidades ao redor do Lago Kivu, na fronteira entre a República Democrática do Congo e o Ruanda, testemunham um fenômeno mortal: Mazuku, também conhecido como o "vento maligno". De acordo com um estudo, pelo menos oito pessoas morrem anualmente por causa do problema. Além disso, o gado da área também é atingido.

Gás nocivo

De acordo com os cientistas, esse fenômeno se deve ao vazamento de dióxido de carbono vulcânico através de rachaduras e fendas no solo. O gás nocivo se acumula em grandes quantidades dentro de habitações, prisões e áreas baixas, especialmente nas noites em que o vento sopra ligeiramente. Sem perceber a presença do elemento, as pessoas começam a se sentir tontos, nauseados, confusos e fracos, a ponto de perder a consciência e até mesmo morrer.

Lago kivu

Um estudo sobre esse fenômeno foi publicado no International Journal for the Publication of Research and Reviews. Segundo os autores do artigo, a negligência da população, bem como a ausência de sinais de alerta sobre os perigos de Mazuko estarão na raiz das mortes de Mazuko.

Os pesquisadores também relataram que o crescimento populacional na região é uma questão prioritária que precisa ser abordada, pois o número de vítimas de Mazuko pode aumentar. Assim, especialistas pediram para monitorar quaisquer fraturas do solo e sinais de atividade vulcânica, um monitoramento que poderia ajudar a reduzir os riscos associados ao fenômeno geológico.

Fonte: RedeBrasil

Postar um comentário

0 Comentários