Publicidade

Tatuagens provocam câncer? Novo estudo muda tudo o que sabíamos| Brazil News Informa

Tatuagens provocam câncer? Novo estudo muda tudo o que sabíamos| Brazil News Informa

Pesquisadores suecos realizaram um estudo envolvendo tatuagens e câncer de pele que muda tudo o que sabíamos sobre o assunto.

O novo estudo, exposto no European Journal of Epidemiology, declara que pessoas tatuadas têm um risco 29% maior de apresentar melanoma do que pessoas sem tatuagem, mesmo tendo em vista exposição ao sol, bronzeamento, tipo de pele e outros fatores de risco, como informa o portal Vice.

A pesquisa avaliou 2.880 casos de melanoma e concluiu que 22% dos casos tinham tatuagens antes do diagnóstico, em paralelo com 20% dos controles. A diferença não é grande, contudo, o padrão se repete em diversos cenários. A questão não é o desenho, e sim porque a tinta preta frequentemente contém hidrocarbonetos poliaromáticos, que a Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer classifica com causadora da doença.

Estudo revela risco de câncer com tatuagem

Já tintas de outras cores dependem de pigmentos azo, que podem se tornar aminas aromáticas também causadoras da enfermidade quando em contato com a luz do sol. Metais Pesados estão presentes em todas as cores. Só 30% dos melanomas no estudo foram no local da tatuagem, o que pegou os cientistas de surpresa.

Além disso, tatuados entre 10 a 15 anos de idade tiveram o maior aumento de risco, com 67%. Não quer dizer que a tatuagem é a nova câmara de bronzeamento artificial, a questão dos Raios UV continua sendo o maior problema. O estudo também não prova a causa desse aumento, contudo levanta indagações que serão alvo de novas pesquisas.


Fonte: Área VIP

Postar um comentário

0 Comentários