Publicidade

Por que você não deve beber ou cozinhar com água quente da torneira? | Brazil News Informa

Por que você não deve beber ou cozinhar com água quente da torneira? | Brazil News Informa


Em algumas ocasiões, com pressa, algumas pessoas podem tentar usar a água quente que sai da torneira para cozinhar, evitando assim ter que esperar que ela esquente do zero até ferver. No entanto, esta é uma prática não recomendada pelos especialistas e, de fato, quando paramos para pensar, faz todo o sentido, principalmente se utilizarmos sistemas de armazenamento intermediário, como aquecedores de água, para obter essa água quente.

Por que não é uma boa ideia usar água quente da torneira para beber?

A água que sai das nossas torneiras é geralmente potável e de muito boa qualidade; há até estudos que dizem que ela pode ser melhor do que a água engarrafada porque contém menos microplásticos.

Como ressalta o professor Peter Jarvis, da Universidade de Cranfield, a água da torneira deve ser clara, transparente e inodora. Portanto, se ela tiver aparência laranja, marrom ou cheiro de alguma coisa (até mesmo cloro ou água sanitária), isso pode indicar um problema.

E na maioria das cidades do Brasil podemos consumir com segurança água da torneira que vem diretamente da fonte de distribuição, embora não tanto a água que se acumulou em nossas tubulações e instalações domésticas, especialmente aquelas que transportam água quente.

Como apontam alguns especialistas, o problema é que em algumas casas antigas, com instalações ultrapassadas, os canos que levam água até a torneira podem estar corroídos, enferrujados, deteriorados ou simplesmente sujos devido a anos de resíduos acumulados. O calor também ajuda a dissolver partículas dos canos na água, como metais (chumbo, cobre, ferro) ou monômeros de PVC, que podem ser ingeridos e prejudiciais à saúde.

Isso também pode acontecer se você tiver um aquecedor de água antigo, em uso há muitos anos, onde calcário e outros resíduos podem se acumular e acabar nos canos de água quente.

Essa situação é agravada pelo fato de que muitos desses contaminantes tendem a se dissolver melhor em água muito quente, com concentrações nocivas mais elevadas do que em canos de água fria.

O que podemos fazer?

Bem, se for água para o banho, deixá-la correr por alguns segundos pode ser suficiente. A "regra das 4 horas", por exemplo, sugere que, se uma torneira não tiver sido aberta nas últimas quatro horas, é recomendável deixar a água correr por 15 a 60 segundos, ou até que ela esfrie.

Para beber não é recomendado usar água quente da torneira, especialmente se, como dissemos, tivermos uma instalação ou aquecedor de água antigo. É melhor usar água fria da torneira e, se necessário, aquecê-la no fogão ou no micro-ondas, pois isso evita que a temperatura entre em contato com os canos.

Fonte: Minha Vida

Postar um comentário

0 Comentários