Publicidade

Copo Stanley favorece a manifestação de rugas, segundo a Dra. Natasha Crepaldi, dermatologista| Brazil News Informa

 Copo Stanley favorece a manifestação de rugas, segundo a Dra. Natasha Crepaldi, dermatologista| Brazil News Informa


Você já parou para pensar que o simples hábito de beber líquidos com canudo — inclusive nos famosos copos térmicos — pode estar acelerando o aparecimento de rugas faciais? Segundo a dermatologista Dra. Natasha Crepaldi (@natashacrepaldii), especialista em estética facial e cuidados com o envelhecimento cutâneo, movimentos repetitivos, como sugar canudos, favorecem a formação das chamadas rugas periorais, conhecidas como “código de barras”.

Em vídeo publicado em seu Instagram, a médica faz um alerta direto sobre o impacto de gestos aparentemente inofensivos na estética facial. O uso contínuo de copos com canudo, tereré e chimarrão pode, com o tempo, causar marcas permanentes ao redor da boca, especialmente em peles mais finas ou expostas ao sol.

O que são os “códigos de barra” no rosto?

“Código de barras” é a expressão popular usada para descrever as rugas verticais finas que aparecem ao redor dos lábios, especialmente no lábio superior. Segundo a Dra. Natasha, essas linhas são causadas pelo movimento repetitivo dos músculos da boca, associado à perda de colágeno e elasticidade da pele ao longo do tempo.

O problema se agrava com alguns hábitos, como fumar, fazer bico com frequência e, mais recentemente, o uso constante de canudos rígidos e reutilizáveis. Cada vez que se realiza o movimento de sucção, os músculos orbiculares dos lábios se contraem de forma intensa e repetida, promovendo o desgaste da pele da região.

O uso de copos com canudo realmente causa rugas?

Sim, especialmente quando usado diariamente. Segundo a médica, o uso de canudos em copos térmicos, como os da marca Stanley e similares, induz o mesmo tipo de contração muscular associada ao surgimento precoce de rugas periorais.

A repetição contínua desse gesto, ao longo dos anos, atua como um fator mecânico de envelhecimento. É o mesmo princípio observado em fumantes, que desenvolvem essas marcas com maior intensidade por causa do movimento de inalar o cigarro.

Chimarrão e tereré também causam o mesmo efeito?

Sim. Bebidas tradicionais como chimarrão e tereré, que são consumidas com bomba e exigem esforço labial semelhante ao do canudo, também contribuem para o surgimento de rugas ao redor da boca.

A Dra. Natasha explica que não é a bebida em si, mas o movimento de sucção repetido ao longo dos anos que colabora com a formação dessas marcas. Por isso, é importante estar atento, especialmente em quem já tem predisposição genética ou sinais iniciais de flacidez na região perioral.

Algumas estratégias recomendadas por dermatologistas incluem:
  • Reduzir o uso de canudos em bebidas do dia a dia
  • Usar protetor solar labial com FPS alto
  • Hidratar a região dos lábios e ao redor com produtos ricos em ácido hialurônico
  • Evitar fumar ou mascar objetos com frequência
  • Aplicar toxina botulínica preventiva em casos indicados
Além disso, a prática de skincare com foco em colágeno e tratamentos como bioestimuladores, laser fracionado e ácido hialurônico injetável também são eficazes para quem já apresenta linhas marcadas.

Essas entidades fornecem diretrizes sobre prevenção do envelhecimento cutâneo, uso de toxina botulínica, proteção solar e tratamentos estéticos faciais.

Canudo pode ser prático, mas o custo pode vir em rugas

Para a Dra. Natasha Crepaldi, a estética facial é feita de escolhas diárias. E uma delas é entender que hábitos simples, como beber com canudo todos os dias, podem parecer inofensivos no curto prazo — mas impactam diretamente na saúde da pele a longo prazo.

Se você quer manter a região dos lábios mais lisa e jovem por mais tempo, vale a pena considerar alternativas. E quando for necessário usar canudo, evite pressionar excessivamente e hidrate a pele ao redor com frequência. A prevenção ainda é o melhor antienvelhecimento.

Fonte: Estado em Foco


Postar um comentário

0 Comentários