Publicidade

Tomar água da torneira pode matar? | Brazil News Informa

Tomar água da torneira pode matar? | Brazil News Informa

A água é o principal componente químico do nosso corpo, e muitas dúvidas cercam o motivo pelo qual muitas pessoas costumam tomá-la direto da torneira. Muitos países pelo mundo tem como uma prática super comum.

A água da torneira nos Estados Unidos e no Reino Unido, por exemplo, precisa atender a padrões governamentais rigorosos para garantir que seja segura para beber. No Brasil, por exemplo, a segurança da água da torneira depende da qualidade do sistema de tratamento e distribuição de água do local, ainda que seja seguro tomar água direto da torneira em lugares que contam com uma boa rede de água tratada.

Nas áreas onde a água não é tratada, é comum que a ingestão de água contaminada resulte em problemas de saúde, causados pelas bactérias Salmonella e Escherichia coli. Tais bactérias podem levar a infecções no estômago e no intestino, o que causam sintomas como diarreia, náuseas, dores abdominais, entre outros.

Embora seja própria para o consumo, a qualidade da água no Brasil ainda depende de processos essenciais de purificação e filtragem, em razão do risco de contaminação por resíduos químicos, micro-organismos, bactérias e impurezas que podem se acumular em encanamentos e caixas d’água mal conservadas ao longo do trajeto até chegar nas casas.

De todo modo, a água da torneira naturalmente contém baixos níveis de microrganismos, como bactérias e amebas. Em comparação, tanto a água mineral e a água de nascente, costumam vir de águas subterrâneas que foram filtradas naturalmente – processo que remove a maioria das bactérias e micro-organismos.

Uma nova pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Barcelona trouxe um alerta preocupante para os consumidores de água engarrafada: praticamente todas as amostras analisadas continham microplásticos.

Com base nos resultados, os especialistas estimam que um adulto que consome dois litros de água por dia pode ingerir cerca de 262 microgramas de partículas plásticas por ano.

Fonte: Bossa News 


Postar um comentário

0 Comentários