Publicidade

Seu cooktop pode explodir? Esse simples hábito pode causar um acidente na cozinha | Brazil News Informa

Seu cooktop pode explodir? Esse simples hábito pode causar um acidente na cozinha | Brazil News Informa


Muitas pessoas já relataram este problema nas redes sociais, mas é possível evitar

O cooktop se tornou um eletrodoméstico muito popular, especialmente entre aqueles que querem uma cozinha moderna e elegante. No entanto, alguns casos onde o vidro do cooktop explode tem deixado muitas pessoas com receio de adquirir esse produto. Em redes sociais, é possível encontrar diversos vídeos de pessoas que passaram por essa experiência assustadora.

Também existem casos com fogão com mesa de vidro, o que gera um alerta ainda maior. Vários fatores podem contribuir para esse tipo de incidente, incluindo hábitos do dia a dia que, com o tempo, comprometem a resistência do material causando a tal “explosão”. Abaixo vamos te explicar como isso acontece e quais são os cuidados necessários para manter a segurança na cozinha. Confira! 

O que pode fazer um cooktop “explodir”?

Primeiro é preciso entender que essa explosão é, na verdade, uma quebra do vidro, que acontece de maneira repentina, espalhando estilhaços de vidro por todos os lados um barulho característico que pode assustar. Fatores como choque térmico, excesso de peso e defeitos de fabricação e instalação podem levar a quebra do vidro de um cooktop ou fogão com mesa de vidro. Porém, alguns hábitos durante o uso também podem ser perigosos.

Cada modelo de cooktop costuma utilizar um tipo de vidro, que pode ser o vidro temperado ou o vitrocerâmico. O vitrocerâmico tende a ser mais resistente do que o vidro temperado, mas ambos podem correr o risco de quebrar. Mas o maior vilão costuma ser o choque térmico, que acontece quando há uma mudança brusca de temperatura.

Um hábito muito comum que pode gerar um choque térmico é colocar uma panela fria em cima do fogão enquanto ele está quente ou o contrário. Isso pode causar rachaduras ou estilhaços. O mesmo pode acontecer se um líquido frio cair sobre o cooktop ainda quente, por isso, até mesmo a limpeza do eletrodoméstico deve ser feita quando ele estiver completamente frio.

No TikTok, a Beth Medeiros compartilhou um vídeo do momento em que o vidro do seu cooktop simplesmente quebrou enquanto ela cozinhava. O incidente aconteceu porque ela estava utilizando uma panela de barro, um modelo de panela que não é recomendado para esse eletrodoméstico, pois causa um superaquecimento do material. Como você pode ver no vídeo acima.

Como evitar que o vidro do cooktop quebre?

O choque térmico é um dos fatores de risco para que um cooktop ou fogão com mesa de vídeo quebre, mas outras coisas também podem comprometer a integridade do material com o passar do tempo ou imediatamente. Veja abaixo alguns dos erros mais comuns que podem contribuir para esse tipo de incidente.

Não deixe itens caírem em cima 

Por mais que o vidro desse tipo de eletrodoméstico seja resistente, tome cuidado para não deixar objetos caírem em cima do vidro. Panelas grandes, utensílios de metal e outros objetos pesados podem fazer o vidro rachar ou danificá-lo com o tempo se isso acontecer com uma certa frequência.

Utilize as panelas corretas 

É essencial utilizar as panelas corretas para preservar a vida útil do seu eletrodoméstico e para a sua segurança. Panelas de barro e de ferro fundido, por exemplo, são muito pesadas e podem danificar o vidro ou causar um superaquecimento, como mostramos no vídeo acima. Modelos de aço inoxidável e alumínio são boas escolhas, pois, além de seguros, são compatíveis com a maioria dos cooktops e fogões com mesa de vidro. Mas preferencialmente, leia sempre o manual de instruções do seu aparelho antes de usar.

Mantenha o queimador bem encaixado

Esse é um detalhe que poucas pessoas notam, mas que também é muito importante. Para que o aparelho funcione corretamente e com segurança, todos os queimadores precisam estar devidamente encaixados. Quando não estão bem posicionados, há risco de acidentes, como vazamento de gás, além de fazer com que o calor se concentre em um único ponto, o que aumenta as chances de superaquecimento e pode causar trincas no vidro.

Fonte: Tudo Gostoso


Postar um comentário

0 Comentários