O que acontece com os cabelos se usar boné todo dia? Faz mal? | Brazil News Informa

Para começo de conversa, do ponto de vista da psicologia, o hábito de usar boné todos os dias pode refletir aspectos do inconsciente variados, como, por exemplo:
Busca por identidade, ao associar o acessório a um estilo ou grupo;
Necessidade de proteção ou privacidade, criando uma barreira entre a pessoa e o ambiente, ou até mesmo um simples conforto ou hábito diário;
Além disso, o boné pode representar um desejo de controle sobre a aparência ou a forma como os outros a percebem, indicando questões de autoestima ou adaptação social.
Mas, o que muitos que usam boné (ou também chapéu ou qualquer outro acessório que cubra a cabeça totalmente) podem não saber é que, quando usados sem cuidados adequados, esse item entra na lista de fatores externos que podem contribuir para a queda de cabelo. Além disso, a pessoa pode querer usar boné para esconder o início desse processo e, sem saber, acelerá-lo.
Efeito de horas, dias, anos seguidos
O boné não tem influência na calvície, conhecida por alopecia androgenética, porque esta é causada basicamente por fatores hormonais e hereditários, mas pode estar por trás de outro tipo de queda de cabelo chamado alopecia por tração, relacionada à tensão constante dos fios de cabelo.
O efeito do uso prolongado do boné apertado na cabeça equivale ao de se puxar e prender o cabelo em trança ou em rabo de cavalo, pois quando há atrito e os fios são tracionados de forma muito intensa, a raiz aos poucos vai sendo machucada, e o cabelo, enfraquecido, acaba morrendo. Essa perda dos fios é principalmente sentida na testa e nas entradas, que são regiões mais sensíveis.
Como a perda de cabelo provocada pelo uso contínuo do boné também demora muito tempo até dar os primeiros sinais, a pessoa começa a aceitá-la como se fosse um processo natural de envelhecimento. Essa impressão equivocada ganha ainda mais força porque tanto a calvície como a tração repetitiva têm o mesmo resultado, ou seja, levam a uma careca irreversível.
Fonte: UOL
0 Comentários