Falência: Rede de supermercados dá adeus ao Brasil após 23 anos e vende 343 unidades por mixaria | Brazil News Informa
Uma rede gigante de supermercados, com 23 anos de história no Brasil, vendeu 343 unidades por um preço irrisório. Isso porque estava em um momento de crise e precisou sair do país para evitar uma crise ainda maior e até mesmo a falência.
Os últimos anos estão sendo bastante complicados para grande parte das empresas, muito por conta da crise deixada pela pandemia da Covid-19. Assim precisam tomar medidas drásticas, que muitas das vezes surpreendem os clientes, ainda mais guando se trata de uma grande marca.
De acordo com o portal ‘G1’, a rede espanhola de supermercados Dia fechou a venda de 100% de seu capital no Brasil, em maio de 2024. A venda foi para um cliente da gestora MAM Asset Managment, do Banco Master. A instituição preferiu manter o sigilo sobre quem seria esse cliente.
O Grupo informou que a decisão se deu para que pudesse focar em suas lojas mais rentáveis que são na Espanha e na Argentina. Assim, deixará de aplicar investimentos nas unidades brasileiras, que ainda não sabe como ficarão daqui para frente.
Falência e adeus: Fábrica amada do Brasil decreta fim de atividades e joga os funcionários na rua
Vale lembrar que o grupo espanhol sairá do Brasil, após 23 anos desde o começo de sua história, para que evite uma possível falência, já que as lojas não eram tão rentáveis. Porém, ainda não se sabe o que acontecerá com as unidades, que seguem abertas e funcionando do país.
Ainda segundo o ‘G1’, o Grupo estava com uma dívida estimada em R$268 milhões e por conta disso entraram em um processo de recuperação judicial, diante do Tribunal de Justiça de São Paulo.
“Diante dos persistentes resultados negativos registrados no país, a companhia decidiu proceder com o fechamento de 343 lojas e 3 Centros de Distribuição, para tentar dar maior estabilidade ao seu funcionamento. Aguarda a definição de novas decisões estratégicas”, disse o Grupo na época.
Já segundo o portal ‘Uol’, o Grupo Espanhol que controlava o Dia vendeu as suas lojas por um preço simbólico de 100 euros, algo que gira em torno dos R$600. Agora a expectativa é que os supermercados ainda abertos consigam dar a volta por cima ou quem sabe ter novos investimentos.
Quando o Dia chegou ao Brasil?
O Dia chegou ao Brasil em 2001, ou seja, há 23 anos, e fez grandes investimentos, mas por conta da forte concorrência que há no país. Assim não teve o retorno que estavam imaginando.
Fonte: Tv Foco
0 Comentários