Publicidade

Costuma usar a garrafa de plástico que compra no supermercado enchendo várias vezes com água? Não faça de novo sem saber o que diz essa especialista em alimentos | Brazil News Informa

Costuma usar a garrafa de plástico que compra no supermercado enchendo várias vezes com água? Não faça de novo sem saber o que diz essa especialista em alimentos | Brazil News Informa

Se manter hidratado é um dos cuidados mais importantes. Por isso, se você passa muito tempo fora de casa, é sempre bom andar com uma garrafinha de água na bolsa. Mas se você tem o costume de reutilizar as garrafas de plástico que compramos no supermercado por muito tempo (a típica garrafa PET), é melhor repensar esse hábito.

Em entrevista ao site HuffPost, a especialista em alimentos Tara Eikenaar, esses recipientes não devem ser utilizados por muito tempo. De acordo com a especialista, uma vez aberta, essa garrafa deve ser usada entre três e sete dias. Quer entender o porquê? Descubra a seguir.

Por que você não deve reutilizar garrafas de plástico por muito tempo?

Segundo Eikenaar, uma garrafa de plástico com líquido no seu interior pode ser armazenada até um ano desde que nunca tenha sido aberta. Agora, depois de aberta, ela deve ser usada em até três dias caso fique armazenada no armário da cozinha. Se for guardada na geladeira, é possível estender o tempo de uso para sete dias. Depois desse tempo, o ideal é descartá-la, mesmo que ela esteja em bom estado.

A especialista explica que à medida que utilizamos essas garrafas, vamos deixando vestígios de comida e saliva no plástico. Esses resíduos levam ao acúmulo de bactérias que são difíceis de eliminar, mesmo que você lave bem o objeto. Por isso mesmo, as empresas que vendem água mineral nessas garrafas recomendam que elas sejam usadas apenas uma vez. É só dar uma olhada no rótulo.

Se você gosta de ter uma garrafinha na bolsa para beber água durante o dia, dê preferência a opções feitas de vidro, alumínio ou até em aço inoxidável. Esses materiais são mais resistentes à proliferação de bactérias e germes, além de serem mais resistentes. Só não se esqueça de higienizá-las bem, caso contrário, elas também podem virar uma um ambiente propício para microrganismos.

Garrafas de plástico liberam substâncias tóxicas na água?

Um dos maiores mitos que circulam na internet é que as garrafas de plástico liberam na água componentes tóxicos para a saúde. Segundo especialistas, alguns recipientes contêm um aditivo chamado Bisfenol A (ou BPA) e podem, sim, liberar a substância no líquido. Porém, a quantidade é muito pequena e não chega a ser considerada um perigo para a saúde. “Em condições normais, as quantidades são muito pequenas e inofensivas”, ressalta.

Entretanto, se aquela garrafa for exposta a altas temperaturas, a liberação de BPA aumenta. Por isso, nunca acrescente água quente em garrafas de plástico e evite ao máximo expô-las ao calor do fogo e do sol.

Fonte: Tudo Gostoso


Postar um comentário

0 Comentários