6 comportamentos de quem se preocupa excessivamente com dinheiro sem perceber | Brazil News Informa
É normal se preocupar com dinheiro, afinal, ele é necessário para proporcionar uma vida mais confortável para as pessoas. Contudo, não é saudável que essas preocupações se excedem.
Preocupações excessivas com dinheiro podem fazer mal
O estresse financeiro não afeta apenas sua conta bancária, mas também, pode prejudicar seus relacionamentos, seu sono e até mesmo sua saúde.
Quando isso acontece, alguns comportamentos podem se repetir constantemente, mesmo sem nem perceber, apontou o escritor especialista em comportamento humano, Lucas Graham.
1. Evitar eventos sociais
Um jantar casual com amigos pode somar quando você considera a refeição, bebidas, gorjetas e possivelmente até mesmo transporte. E quando você está constantemente se preocupando com dinheiro, esses custos podem parecer gigantescos.
Contudo, acabar com a vida social para evitar gastar dinheiro pode acabar te isolando e afetar sua saúde mental, já que as conexões desempenham um papel significativo no bem-estar das pessoas.
Para o escritor, é possível estabelecer alguns limites para solucionar essa questão, como organizar atividades baratas ou gratuitas, conversas com seus amigos e familiares sobre as questões financeiras, e definir limites claros.
“Esses pequenos ajustes podem ajudar você a manter sua vida social e, ao mesmo tempo, controlar suas finanças”, apontou.
Sempre se sentir culpado ao fazer compras, mesmo quando é necessário, é um sinal de preocupação excessiva
3. Ignorar contas e extratos bancários
O medo pode levar as pessoas a ignorarem seus problemas em uma esperança de que eles desapareçam sozinhos.
“Indivíduos que frequentemente se preocupam com dinheiro podem acabar ignorando contas ou evitando consultar seus extratos bancários”, argumentou Lucas.
Contudo, ignorar as contas pode piorar ainda mais os problemas, como prazos de pagamento perdidos ou taxas de cheque especial. Se isso parece com você, talvez seja hora de encarar a situação e assumir o controle das finanças.
4. Sentir-se culpado pelas compras
Já se sentiu culpado depois de gastar dinheiro, mesmo em algo que você precisa?
Conforme observado por Dani Pascarella, fundadora e CEO da plataforma de bem-estar financeiro OneEleven, isso não é comum.
“Um grande motivo pelo qual as pessoas se sentem culpadas por gastar dinheiro é o medo de que ele possa ser usado para algo melhor ou mais importante”, destacou Pascarella.
“Em vez de focar no custo, lembre-se de que você merece atender às suas necessidades e aproveitar seu dinheiro arduamente ganho de forma responsável, completou Lucas.
Fonte: Nd+
0 Comentários