Você pode ter caído na malha fina do Imposto de Renda 2024; saiba como descobrir | Brazil News Informa
Você já enviou sua declaração de Imposto de Renda e agora está com aquela dúvida: será que sua declaração caiu na malha fina? A malha fina é um processo de revisão da Receita Federal, onde erros ou inconsistências podem levar à necessidade de retificação.
Como resolver?
Saber identificar e corrigir esses problemas é crucial para evitar complicações futuras. Neste guia, vamos explorar como identificar se você está na malha fina e quais medidas tomar para regularizar sua situação. Saiba mais!
Entendendo a Malha Fina
A malha fina ocorre quando há divergências entre as informações fornecidas na sua declaração e os dados recebidos pela Receita Federal. Isso pode incluir erros nos valores informados, inconsistências entre o que foi declarado e o que foi informado por terceiros, ou até mesmo a falta de documentos essenciais.
Conhecer os motivos mais comuns pode ajudar a evitar esses problemas e garantir que sua declaração esteja em conformidade com as exigências fiscais. Se o declarante não responder à notificação da Receita Federal, pode enfrentar uma multa significativa, que pode chegar a 75% do valor devido em tributos.
Além disso, seu nome pode ser incluído no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (Cadin). Ignorar ou desobedecer ao chamamento da Receita Federal pode resultar em sérias penalidades e complicações adicionais na sua situação fiscal.
Passos para verificar se você está na Malha Fina
Para descobrir se você está na malha fina, o primeiro passo é ter em mãos o número do CPF ou CNPJ e as respectivas senhas de acesso. Acesse o Portal e-CAC, onde você pode fazer login utilizando o código de acesso do usuário ou as informações do portal gov.br.
Após o login, você encontrará uma lista de serviços no canto esquerdo da tela do computador. Procure a opção “Meu Imposto de Renda” e clique nela. Isso irá carregar os dados relacionados às suas declarações. Verifique se o ano selecionado é o de 2023.
Em seguida, na parte direita da página, localize e selecione a opção “Pendências de Malha” para consultar seu status na Receita Federal. Caso sua declaração não tenha pendências, uma mensagem informando isso será exibida ao selecionar a opção.
Como resolver?
Para sair da malha fina, o contribuinte deve enviar uma retificação da declaração ou documentos adicionais por meio do Dossiê Digital de Atendimento (DDA). Um auditor da Receita Federal avaliará a documentação e, se necessário, ajustará a declaração.
Se houver valor a pagar, esse montante será descontado da restituição. Se não houver restituição, o débito deve ser quitado através da emissão de um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). Assim, a situação fiscal é regularizada e o contribuinte “sai” da malha fina.
Fonte: Seu Crédito Digital
0 Comentários