Já pode ir se preparando: Regra do INSS em vigor neste domingo (25) garante aposentadoria especial aos 55 em 3 passos | Brazil News Informa
Confira tudo sobre a regra do órgão da Previdência Social que está em vigor hoje (25) e pode garantir aposentadoria especial para as pessoas na casa dos 55 anos em 3 passos que você pode escolher
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos principais órgãos do Governo. Gestor da Previdência Social do Brasil, a autarquia é a mais vigiada pelos brasileiros. Neste domingo (25), vamos falar sobre uma importante regra que muita gente não tem noção e está perdendo tempo. Isso porque uma lista tem direito a uma aposentadoria especial aos 55 anos.
Em 2019, com a Reforma da Previdência, o salário passou a ser liberado para homens e mulheres, entre 62 e 65 anos, com pelo menos 15 de contribuição. Mas, para os trabalhadores do campo, não houve alteração, garantindo o benefício antecipadamente. Dessa forma, esse grupo tem acesso a uma aposentadoria especial aos 55 anos.
Segundo o Ministério da Previdência Social, somente de trabalhadores rurais, são mais de 30,3 milhões de pessoas em atividades atualmente no Brasil, que futuramente dependerão dos benefícios oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social. No entanto, há algumas regras e você verá algumas nesta matéria de hoje.
De acordo com informações do portal ‘O Globo’, o setor da área rural é dividido entre empregados, contribuintes individuais, trabalhadores avulsos e segurados especiais. Este ano, a liberação da aposentadoria para esses grupos vem sendo mantida da mesma forma que já acontecia antes. Destacando que, a Reforma não alteram as regras dessa modalidade.
Para ter acesso ao benefício basta que o trabalhador rural comprove 15 anos de trabalho em atividades no campo, que as mulheres trabalhadoras rurais possuam no mínimo 55 anos de idade e os homens, no mínimo 60 anos. Dessa forma, diversas funções seguem tendo direito ao salário vitalício, como:
- empregados;
- contribuintes individuais, como diaristas na agricultura, pecuária ou pesca;
- trabalhadores avulsos; e
- segurados especiais, como agricultores e pescadores artesanais, extrativistas vegetais, indígenas e quilombolas.
Como solicitar a aposentadoria especial?
- através do aplicativo Meu INSS;
- no site oficial; ou
- pelo Telefone 135, da Central de Atendimento.
É necessário enviar documentos, incluindo a escritura da terra em que trabalhou e ter testemunhas para comprovação. Tudo devidamente documentado e provado. Para algumas pessoas, é necessário o serviço de um advogado trabalhista, mas, de forma geral, é uma tarefa muito simples, que basicamente você só precisa de um celular, ou um computador com acesso à internet.
O tempo médio para a concessão do primeiro salário, como foi divulgado, é de 43 dias, após a aprovação. Vale destacar que, o serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).
INSS, Aposentadoria Rural
Aposentadoria rural não sofreu alterações com mudança na Reforma Previdenciária (Foto: Agência Brasil)
O que é e para que serve o INSS?
O INSS desempenha um papel fundamental na administração dos pagamentos relacionados à aposentadoria e outros benefícios para os trabalhadores no Brasil. Ele atua como um órgão crucial para garantir a seguridade social dos trabalhadores brasileiros, oferecendo assistência financeira em várias situações, como aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, auxílio-doença, entre outros benefícios.
Fonte: Tv Foco
0 Comentários