Lula e Biden pedem publicação de atas eleitorais na Venezuela | Brazil News Informa
Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e dos Estados Unidos, Joe Biden, pediram nesta terça-feira, 30, a divulgação “imediata” das atas eleitorais na Venezuela após conversarem por telefone. O pedido foi informado pelo Palácio do Planalto e pela Casa Branca.
“Os dois líderes coincidiram na necessidade de que as autoridades eleitorais venezuelanas divulguem de forma imediata informações eleitorais completas, transparentes e detalhadas de cada centro de votação”, disse a Casa Branca em comunicado.
O Planalto informou, por sua vez, que “Lula reiterou que é fundamental a publicação das atas eleitorais do pleito ocorrido no último domingo” e que “Biden concordou”.
Os líderes “compartilham a visão de que o resultado da eleição na Venezuela representa um momento crítico para a democracia no hemisfério” e se comprometeram a manter “estreita coordenação” sobre o assunto, acrescentou o governo dos EUA.
Como foram as eleições na Venezuela
O CNE (Conselho Nacional Eleitoral) do país concedeu vitória ao presidente Nicolás Maduro nas eleições disputadas no domingo, 28. O órgão é alinhado ao político, reeleito para um terceiro mandato, o que a oposição e entidades internacionais denunciam como fraude eleitoral.
No trajeto até o pleito, opositores de Maduro foram presos ou inabilitados politicamente. Ainda que órgãos de fiscalização não tenham reconhecido falhas nos sistemas de votação venezuelanos, instituições internacionais classificaram os episódios como deturpações do processo democrático.
Fonte: IstoÉ
0 Comentários