Publicidade

6 coisas que o ar condicionado portátil faz que vão te motivar a comprar um | Brazil News Informa

6 coisas que o ar condicionado portátil faz que vão te motivar a comprar um | Brazil News Informa

Modelos de ar-condicionado portátil têm várias vantagens que podem ser especialmente úteis em certas situações. Esses aparelhos não demandam uma instalação complexa que precise ser realizada por um profissional. Além disso, podem ser transportados de um cômodo pro outro com uma facilidade maior.

Ao mesmo tempo, os modelos prometem ser úteis para refrigerar pequenos espaços com qualidade, contam com uma manutenção mais simplificada, e, por fim, apresentam um custo relativamente menor se comparado a aparelhos tradicionais. Confira, a seguir, uma lista com as principais vantagens oferecidas por modelos de ar-condicionado portátil.

1. Poupa tempo de instalação

A instalação de um ar-condicionado portátil é significativamente mais simples e menos trabalhosa em comparação a sistemas fixos, como os de janela ou split. O procedimento pode ser feito em poucos minutos pelo próprio usuário, bastando conectar a mangueira de exaustão ao kit de janela, fechar ao redor da mangueira e ligar o aparelho.

Qual é o ar-condicionado ideal para você? Veja tipos e modelos disponíveis

Por outro lado, sistemas fixos geralmente demandam furos em paredes, instalação de suportes, assim como, em alguns casos, alterações na estrutura do imóvel para acomodar o aparelho. O procedimento pode levar várias horas e, muitas vezes, requer a ajuda de um profissional — especialmente para sistemas split que necessitam de conexão de tubulação de refrigerante e fiação elétrica.

2. Refrigera pequenos áreas com qualidade

Sistemas de ar-condicionado são projetados para resfriar áreas específicas, geralmente entre 9 a 20 metros quadrados. Por isso, prometem ser ideais para quartos, escritórios, pequenas salas de estar e até cozinhas, com uma qualidade satisfatória quando comparada com modelos tradicionais.

Ar-condicionado portátil vale a pena? Tudo que você precisa saber

Inclusive, vale dizer que muitos modelos vêm com saídas de ar ajustáveis, que permitem direcionar o fluxo de ar para diferentes partes do ambiente, além de ajudar a distribuir o ar frio de maneira mais uniforme. Por fim, os dispositivos estão equipados com modos de ventilação variáveis e podem alternar entre alta e baixa velocidade, algo que deve permitir um controle mais preciso da temperatura.

3. Otimiza o seu espaço

Os condicionadores de ar portáteis são projetados para serem compactos e ocupar o mínimo de espaço possível. Eles podem ser facilmente colocados em cantos ou ao lado de móveis, sem interferir na circulação ou disposição dos objetos do ambiente. Além disso, quando não estão em uso, os modelos podem ser facilmente armazenados em um armário.

Para consumidores que dispõem de espaço reduzido, é recomendado que especificações técnicas como tamanho, mobilidade e peso sejam analisadas antes de comprar um modelo de ar-condicionado portátil. Dessa forma, é possível adequar melhor o design do produto com a área disponível para sua instalação.

4. Não machucam o seu bolso

Os preço dos modelos de ar-condicionado portáteis tendem a ser mais acessível em comparação com os sistemas split ou de janela. Ainda que existam diversas opções voltadas para diferentes orçamentos, o custo inicial é menor na maioria dos casos, algo que é ainda mais econômico ao levar em conta que a instalação profissional é dispensável.

Melhor ar-condicionado portátil: 3 modelos para aguentar o calor de 2024
Isso pode ser atraente para pessoas que estão com orçamento limitado e buscam uma solução de refrigeração mais econômica. Marcas como Philco e Hisense contam modelos em seus catálogos por valores iniciais a partir de R$ 2.389. Alguns dispositivos tradicionais podem até chegar perto desse preço, mas tendem a ter seu valor alavancado justamente por conta das obras envolvidas.

5. Pode ser levado para diferentes cômodos

A grande vantagem de um ar-condicionado portátil em relação a sistemas fixos é justamente a portabilidade. Para isso, a maioria dos modelos é equipado com rodízios ou rodinhas na base do aparelho, que devem facilitar o movimento de um ambiente para outro, sem que haja a necessidade de levantá-lo. Além disso, vale destacar a presença das alças de transporte integradas, que podem ajudar na hora de carregá-lo por escadas ou cômodos.

Como vimos anteriormente, o procedimento de instalação é muito simples. Isso apoia a ideia da portabilidade do aparelho, uma vez que ele pode ser movimentado livremente entre os cômodos sem que seja necessário gastar muito tempo no processo. A única condição é que este ambiente tenha uma janela ou outro meio de liberar o ar quente para fora do local.

6. A manutenção é simples

A manutenção desse tipo de ar condicionado é significativamente mais simples em comparação com outros tipos de sistemas. Os principais componentes que requerem manutenção, como filtros, reservatórios de água e mangueiras de exaustão, são facilmente acessíveis. Dessa forma, não é necessário desmontar o aparelho para realizar a maioria das tarefas de manutenção.

Assim como acontece em outros modelos, seu filtro de ar deve ser limpo regularmente para garantir uma circulação melhor, além de evitar a acumulação de sujeira e poeira. Dependendo do uso, o componente deve ser limpo pelo menos uma vez por mês. Inclusive, vale dizer também que alguns filtros são laváveis, enquanto outros requerem substituição regular.

Outros procedimentos de manutenção envolvem a checagem da mangueira e drenagem de água do reservatório. Mesmo sendo menos complexo, é ideal sempre consultar um profissional de confiança. Ainda assim, qualquer tipo de manutenção tende a ser mais barata.

Fonte: Techtudo


Postar um comentário

0 Comentários