Publicidade

Visita Do CRAS No Bolsa Família: Saiba O Que Deve Responder E Como Se Preparar | Brazil News Informa

Visita Do CRAS No Bolsa Família: Saiba O Que Deve Responder E Como Se Preparar | Brazil News Informa

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) está realizando visitas na casa de beneficiários do Bolsa Família, sendo uma medida que faz parte do pente-fino do programa. Neste caso, o objetivo da visita é verificar os dados informados pelas famílias durante a inscrição no Cadastro Único para garantir a concessão do benefício. 

Geralmente, a visita ao CRAS tem como objetivo principal oferecer suporte e orientação para famílias em situação de vulnerabilidade social. Porém, desde 2023, o Governo Federal está realizando a verificação cadastral das famílias, sendo uma forma de garantir que apenas as famílias que cumpram os requisitos do programa possam receber os pagamentos.  

Caso o cadastro esteja desatualizado, a família pode comparecer a um CRAS para realizar a regularização. Neste caso, é necessário que o titular inscrito no Cadastro Único leve alguns documentos, dentre eles: 
  • Documento de identificação com foto (RG, CNH, passaporte, etc.).
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF).
  • Comprovante de residência.
  • Certidão de nascimento ou casamento, se aplicável.
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), caso esteja procurando emprego ou assistência trabalhista.
  • Documentos dos dependentes (certidão de nascimento, RG, CPF).

Detalhes das visitas

As visitas estão sendo realizadas por agentes do CRAS, que vão até a casa das famílias para verificar que dados informados pelo titular estão corretos. Neste caso, podem ser feitas algumas perguntas para entender a dinâmica familiar e fazer um comparativo com os dados que eles têm no banco de dados do Cadastro Único sobre a família. Caso as informações não correspondam, a família deverá atualizar o cadastro. 

Em relação as perguntas, algumas delas são:  

  • Quais programas sociais estão disponíveis para minha situação?
  • Como me inscrever no Bolsa Família ou Cadastro Único?
  • Quais atividades estão disponíveis para meus filhos?
  • Há apoio para encontrar emprego ou treinamento profissional?
  • Como posso obter assistência em situações de emergência?
O recomendado é receber de forma amigável o agente do CRAS, manter a educação e responder as perguntas que forem feitas e outras solicitações que podem ser feitas. Assim, será possível atualizar o cadastro e manter o benefício.

Pente-fino do Bolsa Família 

Em uma iniciativa com objetivo de corrigir pendências no Cadastro Único (CadÚnico), o Governo Federal realizou um pente-fino no Bolsa Família, que resultou no bloqueio de aproximadamente 8,4 milhões de benefícios em 2023 e que tem previsão de continuar em 2024. 

Dessa forma, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou que inconsistências no cadastro, seja de renda ou composição familiar, foram os principais motivos para o cancelamento dos benefícios. Por isso, os beneficiários devem ficar atentos a fim de manterem o cadastro regular e continuar recebendo os benefícios. 

Conforme divulgado, o relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) destacou problemas identificados durante o recadastramento das famílias, incluindo um aumento expressivo de famílias unipessoais (compostas por uma única pessoa) recebendo benefícios. 

Assim, dentre os beneficiários retirados do programa, 7,1 milhões eram de famílias unipessoais, muitas delas cadastradas de forma duplicada, recebendo o benefício mais de uma vez, apesar de estarem dentro do limite de renda. Apesar disso, muitas famílias com dados incorretos ou irregulares também foram bloqueadas ou canceladas do programa social. 

Para evitar o bloqueio do Bolsa Família, os beneficiários devem comparecer presencialmente a uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e apresentar toda a documentação necessária. Após a análise, se estiver tudo em conformidade, a retomada do benefício ocorre após a verificação dos documentos pelos funcionários do CRAS.


Postar um comentário

0 Comentários