Publicidade

Idosos com 60+ COMEMORAM benefícios e direitos em Abril | Brazil News Informa

Idosos com 60+ COMEMORAM benefícios e direitos em Abril | Brazil News Informa

O compartilhamento de informações é sempre muito importante, em especial, para o grupo dos idosos. Isso porque é essencial divulgar os benefícios e conquistas que esse público pode ter acesso.

Assim, abordamos ao longo desse texto um direito que muitos sequer conhecem.

Boa leitura!

Benefício para idosos

A partir de agora iremos detalhar o acesso à carteira do idoso, emitida de forma gratuita para quem tem mais de 60 anos.

Trata-se de um documento vinculado à Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) que garante aos idosos o direito à gratuidade ou descontos em passagens de transporte interestadual.

Assim, esse benefício é especialmente importante para os aposentados e beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que muitas vezes precisam viajar para outras regiões do país.

Requisitos
Os idosos interessados precisam saber que os critérios de elegibilidade são, além de ter 60 anos ou mais, não ter comprovação de renda, ou receber no máximo 2 salários mínimos. Além disso, é necessário ter registro ativo e atualizado no Cadastro Único para Programas do Governo Federal (CadÚnico).

Passo a passo para solicitar a carteira do idoso

Em resumo, basicamente são duas maneiras de solicitar a carteira do idoso.

A primeira opção é pela internet. Nesse caso, é preciso acessar o site oficial da Carteira do Idoso.

Nesse site, o idoso deve selecionar a opção “emitir carteira” e fazer login na sua conta gov.br. Caso não possua uma conta, será necessário criar uma nova.

Após o login, o idoso deve autorizar o uso de seus dados e selecionar a opção “Emitir carteira de pessoa idosa”. Feito isso, basta imprimir ou salvar a carteira no celular ou computador.

Então, a outra alternativa é realizar todo o processo pessoalmente, diretamente no CRAS mais próximo.

Para isso, é necessário levar um documento de identidade com foto, CPF e o número do NIS (Número de Identificação Social).

Por fim, é preciso estar ciente que o tempo de espera pela carteira do idoso pode variar, sendo que a emissão realizada pelo CRAS pode levar até 45 dias.

Ainda mais, a validade do documento é de dois anos, portanto, é necessário solicitar uma nova antes do vencimento para continuar usufruindo do benefício.

Benefícios adicionais para os idosos

Para concluir, cabe mencionar, além da carteira do idoso, que existem outros benefícios garantidos por lei para esse grupo.

Entre eles, podemos destacar:
  • Isenção do Imposto de Renda para aposentados e pensionistas com mais de 65 anos;
  • Prioridade no atendimento em órgãos públicos e estabelecimentos comerciais;
  • Descontos em eventos culturais, como cinema, teatro e shows;
  • Acesso gratuito ou com desconto em parques e espaços de lazer.


Postar um comentário

0 Comentários