Publicidade

Vídeo: cena inédita de nascimento de 300 cavalos-marinhos é registrada em aquário de SC | Brazil News Informa

Vídeo: cena inédita de nascimento de 300 cavalos-marinhos é registrada em aquário de SC | Brazil News Informa

A equipe técnica do Oceanic Aquarium, aquário de Balneário Camboriú (SC), conseguiu pela primeira vez registrar em vídeo o nascimento de filhotes cavalos-marinhos, que vieram ao mundo durante a manhã da terça-feira, 16. O parto foi realizado por um macho, que deu à luz a cerca de 300 filhotes, o que é comum entre esses animais, os únicos no planeta em que não é a fêmea que engravida.

Os filhotes pertencem à espécie Hippocampus reidi, conhecida como cavalos-marinhos-de-focinho-longo, e nasceram com cerca de dois milímetros cada um. Esses animais possuem a capacidade de se camuflar, mudando de cor a depender do habitat onde vivem, além de terem uma expectativa de vida que vai de cinco a sete anos.

Em média, nascem de 300 a 500 espécimes de uma só vez.

A reprodução de todas as espécies de cavalos-marinhos é a mesma, sendo de caráter sexuada, em que a fêmea deposita ovos na bolsa de embriões do macho, gerando a fecundação. A gestação dura em média um mês e o pai expulsa os filhotes por meio de contrações quando estão prontos para vir ao mundo. Na fase adulta, os Hippocampus reidi podem chegar a 17 centímetros de comprimento.

Os genitores dos 300 filhotes nasceram na Universidade Federal de Santa Catarina, tornando essa, a segunda geração de cavalos-marinhos a se reproduzir sob cuidados humanos. Entretanto, os animais não poderão ser soltos na natureza e devem contribuir para a manutenção sustentável da população da espécie que vive no aquário, afirmou a Oceanic Aquarium.

O vídeo foi gravado pela líder de manejo do Oceanic Aquarium Tamiane Lauffer, que explicou à IstoÉ para onde serão levados os filhotes. “Serão colocados em um aquário separado onde serão alimentados. Assim que tiverem um tamanho maior, são inseridos de volta na área dos adultos”, esclareceu. Agora, o foco da equipe técnica da instituição está em fazer com que a maior parte dos nascidos sobrevivam.

Da mesma forma que ocorre na natureza, por estarem em grande quantidade, muitos cavalos-marinhos não chegam à fase adulta. Em ambiente natural, apenas 3% dos filhotes sobrevivem até se desenvolver completamente, já que esses animais não praticam cuidado parental, fazendo com que os nascidos fiquem à mercê da natureza.




Fonte: IstoÉ


Postar um comentário

0 Comentários