Nariz entupido: que comidas ajudam ou pioram o problema | Brazil News Informa
Quem sofre com rinite, alergia ou está apenas resfriado sabe muito bem que poucas coisas são irritantes e incômodas como um nariz entupido. A congestão nasal é um inchaço na mucosa nasal que obstrúi as narinas, causando o descoforto, e é intensificada por esses quadros, além de fatores como poeira, poluição e mudanças súbitas de clima.
Mas se você costuma sofrer com isso, calma. Alguns alimentos podem ajudar a enfrentar esse processo - assim como podem prejudicar ainda mais. Veja a lista de indicações.
O QUE PODE AJUDAR?
Grãos e sementes
Castanhas, sementes de linhaçã e de girassol contêm flavonoides, com efeito anti-inflamatório e emoliente, ajudando a amolecer as mucosas e diminuindo a sensação de entupimento.
Canja de galinha
Possui o aminoácido cisténia, que atua como anti-inflamatório e acelera a fluidificação do muco nasal, aliviando a sensação de entupimento. O vapor do prato também aquecem e umidificam a mucosa, descongestionando o nariz.
Alho e cebola
Contêm elementos que combatem infecções por bactérias, vírus e fungos. Também possuem alicina, que ajuda a diluir o muco nasal.
Abacaxi
Contém bromelina, que reduz a inflamação e descongestiona das vias nasais. Como tem muita água, ajuda na hidratação. A vitamina C também ajuda a combater a inflamação.
Gengibre
Com propriedades descongestionantes, ajuda a limpar as vias respiratórias, além de ser anti-inflamatório.
MELHOR EVITAR
Bebidas alcoólicas
Causam a vasodilatação, e como as narinas são muito vascularizadas, entopem o nariz. O entupimento do nariz pode ocorrer após a ingestão de álcool, especialmente o vinho. Algumas pessoas também apresentam alergia a elementos em bebidas como cerveja.
Alimentos industrializados
Fast-food, enlatados, embutidos e produtos similares podem piorar quadros alérgicos e causar a congestão nasal, pois possuem nitritos, sulfitos, conservantes e corantes.
Lembrando que, em caso de sintomas que persistem ou dores na face, o indicado é procurar atendimento médico.
Fonte: UOL
0 Comentários