Publicidade

6 dicas para buscar um novo emprego em 2024 | Brazil News Informa

6 dicas para buscar um novo emprego em 2024 | Brazil News Informa

No final do ano, é comum que muitas pessoas repensem suas carreiras e planejem seguir um novo caminho profissional

É comum que muitas pessoas repensem suas carreiras ou setores no final do ano. Pensando nisso, a jornalista Elle Hardy, com base em uma conversa tida com a coach de carreira Donna Shannon, listou, em artigo escrito para o Business Insider, dicas para que aqueles que planejam procurar um novo emprego em janeiro tornem o processo mais tranquilo e encontrem a opção perfeita.

1. Defina as coisas das quais você não abre mão

Entenda o que seria aceitável, mas não ideal, e então decida as coisas das quais você não pode abrir mão. Identificá-las, de acordo com Shannon, ajuda você a montar o emprego dos seus sonhos.

“Pense também nos benefícios. Vejo muitas pessoas pressionando por empregos remotos ou híbridos agora, mas as pessoas precisam cair na real porque há muita competição por cargos remotos”, orienta. 

2. Pesquise salários apropriados online e não tenha medo de pedir um valor alto

Utilize sites de pesquisa salarial que fazem análises com base no cargo, nível de experiência e educação, e localização. Esses portais, de acordo com a especialista, fornecem uma imagem mais realista do que aqueles onde as pessoas informam seus próprios salários. 

“Recentemente, treinei uma mulher que estava fazendo a transição para o setor privado de saúde como executiva. Uma startup para a qual ela foi entrevistada ficava perguntando sobre expectativas salariais, e ela não tinha ideia do que dizer”, conta Shannon.

Ela, então, pesquisou um salário razoável para sua cliente, definindo um valor mínimo e o expandindo para uma faixa que ela se sentiria confortável em pedir.

“No final, ela deu o valor máximo de US$ 400 mil – quase o dobro do que vinha fazendo em sua função anterior. Eles disseram que sim porque já a haviam identificado como a pessoa certa”, relata.

3. Questione seus sentimentos

Um dos exercícios que Shannon mais gosta de passar para as pessoas é pedir para que pensem sobre o que fazem o dia todo em seu trabalho e classifiquem cada tarefa em uma de quatro categorias: você ama, gosta, convive com isso ou detesta?

“Este exercício ajuda a impedir que as pessoas se vendam em um trabalho no qual não ficarão felizes”, afirma.

4. Saiba que as cartas de apresentação são menos importantes do que costumavam ser

Desde a invenção do ChatGPT, a importância das cartas de apresentação parece ter diminuído, uma vez que elas podem ser escritas usando IA. Existe, de acordo com a especialista, até um movimento para dispensá-los no recrutamento.

“No momento, a maioria dos lugares ainda quer uma carta de apresentação, mesmo que não seja tão valorizada como costumava ser, então recomendo escrever uma carta curta dirigida ao gerente de contratação, em vez de ao departamento de RH”, orienta.

5. Apronte seu currículo o mais rápido possível

“Se você quer um currículo que não pareça de computador, você precisa inserir sua personalidade ou contratar alguém que possa te ajudar nisso, o que eu recomendo fortemente”, declara a especialista.

De acordo com ela, os redatores de currículos são mais procurados em janeiro e fevereiro, o que significa que pode levar várias semanas para que seu currículo esteja escrito e pronto para uso. Por isso, o ideal é se adiantar e fazer seu pedido antes que o ano acabe. 

6. Esteja preparado para passar meses procurando emprego

Em janeiro, muitas pessoas ficam animadas e pensam que, se começarem a se candidatar a empregos, estarão em um novo cargo em fevereiro. Não é assim, no entanto, que funcionam os ciclos de recrutamento, alerta Shannon.

“Quando você se candidata a uma vaga, o RH leva de duas a três semanas para classificar todas as inscrições antes de iniciar a primeira rodada de entrevistas. Se você estiver se candidatando a uma grande empresa, a um emprego requisitado ou a um cargo governamental, isso vai demorar um pouco. A maioria das procuras de emprego dura de três a nove meses, então prepare-se para esse cronograma”, aconselha.

Fonte: Administradores 


Postar um comentário

0 Comentários