Publicidade

Novo concurso da Caixa Econômica Federal para preenchimento de vagas imediatas segue prevista para início de 2024 | Brazil News Informa

Novo concurso da Caixa Econômica Federal para preenchimento de vagas imediatas segue prevista para início de 2024 | Brazil News Informa

A expectativa para a publicação do edital de um novo concurso da Caixa Econômica Federal (CEF) se mantém para o início de 2024. A previsão foi anteriormente confirmada por Rita Serrano, que presidia a instituição na época do anúncio. Apesar da mudança na presidência, agora sob o comando de Carlos Vieira, a realização do concurso público continua seguindo o planejamento estabelecido.

Novo concurso da Caixa Econômica Federal contará apenas com vagas imediatas
De acordo com as últimas informações, a expectativa é de que sejam liberados não apenas um, mas dois editais no próximo ano. Sendo assim, caso se torne realidade, a Caixa deve liberar o já aguardado edital para um concurso público de técnico bancário, entretanto, também um outro, para o setor de tecnologia da informação.
 
É válido ressaltar que, em junho, foi determinado que o próximo edital deve ser divulgado apenas para o preenchimento de vagas imediatas, sem existência de cadastro reserva de pessoal. Entretanto, ainda não há uma definição da quantidade de vagas.

Os interessados em concorrer ao concurso da Caixa Econômica Federal devem possuir ensino médio. Os aprovados serão responsáveis por prestar atendimento ao público, identificar clientes, verificando autenticidade de documentos, impressões digitais, assinaturas, quando realizada capacitação específica, realizar negócios e comercializar produtos e serviços, efetuar cálculos diversos e controles, efetuar atividades administrativas e operações bancárias, usando equipamentos e ferramentas tecnológicas.

Também identifica e aponta oportunidades de melhorias nos processos em que atua, executa outras atividades inerentes ao conteúdo ocupacional dos cargos, entre outros. 

Vale lembrar que, além da remuneração, os servidores aprovados no concurso público contarão também com vários benefícios como: 
  • possibilidade de ascensão profissional; 
  • auxílio-creche;
  • auxílio-refeição/alimentação;
  • acesso a ações de capacitação e desenvolvimento
  • vale-transporte;
  • previdência complementar;
  • participação nos lucros ou resultados.

Saiba como foi o último concurso público da Caixa

Além do último concurso da Caixa Econômica Federal para ampla concorrência, para técnico bancário, iniciado em 2014, uma nova seleção foi realizada em 2021, para o preenchimento de 1.100 vagas, voltadas apenas para candidatos portadores de deficiência, sendo 1.000 para preenchimento imediato e 100 cadastros reserva de pessoal.

As vagas foram para os cargos de técnico bancário para atuação em 27 unidades da Federação e técnico bancário na área da tecnologia da informação, com lotação apenas em Brasília, no Distrito Federal. O concurso público contou com provas objetivas e discursivas. A parte objetiva contou com 60 questões, sobre as seguintes disciplinas:
  • língua portuguesa;
  • matemática financeira;
  • conhecimentos bancários;
  • conhecimentos específicos.

Por que participar do concurso público?

Fazer um concurso público é o objetivo de milhares de pessoas. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), a taxa de Dezembro atingiu a marca de 14,6%.

Com uma taxa considerada alta e a retomada da economia ainda aquém do esperado, entrar no mercado está muito difícil. Desta forma o concurso Caixa Econômica Federal é uma ótima alternativa para ingressar no mercado, que depende apenas da capacidade do candidato. 

Segundo um estudo divulgado pelo economista Naércio Menezes Filho, a renda média do brasileiro que concluiu o ensino médio é de R$ 1.694. Filho aponta que quanto maior os anos de estudo, maior será a renda do cidadão. Este comportamento social e econômico é chamado de efeito diploma.

Apesar dessa teoria, no concurso Caixa, os salários iniciais são de R$ 3 mil, além dos benefícios trabalhistas que aumentam de forma considerável a renda. Desta forma, é quase o dobro da remuneração média dos trabalhadores em geral.

Fonte: CPG


Postar um comentário

0 Comentários