Emprego garantido para quem está no CadÚnico? Entenda! | Brazil News Informa

O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) contará com uma novidade em breve, isso porque será disponibilizado um programa que busca oferecer empregos para as famílias inscritas. Confira a novidade!
O governo federal brasileiro oferece uma série de benefícios para a população de baixa renda, seja através de programas de assistência social ou transferência de renda, como é o caso, por exemplo, do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Para ter acesso aos auxílios, é necessário que as famílias cumpram alguns critérios e também estejam com os dados atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
O Cadastro Único funciona como um instrumento de coleta de dados do governo federal que tem o objetivo principal de identificar todas as famílias de baixa renda que existem no país para fins de inclusão em programas de redistribuição de renda e assistência social. A iniciativa existe desde outubro de 2001, quando foi criado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.
Nos últimos dias, foi divulgada a informação de que os cidadãos inscritos no Cadastro Único poderiam ter acesso a oportunidades de emprego. Portanto, confira a seguir como vai funcionar!
Pessoas inscritas no Cadastro Único terão emprego garantido
Neste mês de novembro, foi divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) o lançamento de um novo programa social destinado à redução da pobreza no Brasil. A iniciativa tem o intuito de promover a geração de emprego e também a capacitação para empreender para os cidadãos que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Sendo assim, o objetivo do programa “Redução a Pobreza” é desenvolver uma plataforma através da qual os cadastrados no CadÚnico poderão ter acesso ao portal gov.br, através do qual poderão buscar vagas de emprego de acordo com a sua localização.
Algumas empresas já firmaram parceria com o governo para participar da iniciativa, como a Coca-Cola, Carrefour e também o Grupo Mateus. Diante disso, no momento em que o cidadão inscrito no CadÚnico demonstrar interesse em alguma vaga disponível, a empresa vai conferir se o candidato atende os requisitos de contratação. Assim, caso esteja apto, poderá ser contratado.
Vale ressaltar ainda que o novo programa do MDS ainda disponibilizará capacitação para o empreendedorismo. Assim sendo, os inscritos no Cadastro Único poderão evoluir como empreendedores. Instituições parceiras, como é o caso do Sebrae, serão responsáveis por oferecer o suporte necessário para que esse objetivo seja alcançado.
Quem poderá ter acesso às vagas de emprego?
Os beneficiários do novo programa social são as 28 milhões de pessoas que atualmente estão com a inscrição ativa no Cadastro Único. De acordo com os dados divulgados por parte do secretário de Inclusão Socioeconômica, o programa Redução da Pobreza poderá atuar em três frentes: formação profissional, emprego e empreendedorismo.
Além disso, o secretário ainda enfatiza que, de acordo com os dados referentes ao Observatório do CadÚnico, dentre os cadastrados, cerca de 12 milhões trabalham como autônomos. Sendo assim, essas pessoas poderão ser beneficiadas pela capacitação para o empreendedorismo que será oferecido pelo programa.
Fonte: Pronatec
0 Comentários